Campanha Eleitoral Autárquica
By Nuno Ramalho
on sexta-feira, 4 de setembro de 2009
16:59
, in
Braga
,
Campanhas
,
cartazes
,
3 Comments
Aí está o novo cartaz de Mesquita Machado.
A primeira nota vai para a inclusão do desparecido simbolo do PS, que estava omisso no primeiro cartaz.
Muito boa a técnica das palavras com as cores. Nisto este cartaz ultrapassa em muito o anterior. Assim, com este jogo, conseguiu-se um total de 4 frases chave "Faz o que diz", "Mostra o Que Faz" e as 2 frases nos diferentes azuis "Faz o que mostra" e "Diz o que Faz". Neste aspecto está um cartaz muito bem conseguido.
O Senhor é que aparece excessivamente maquilhado. Qd se é dinossauro as rugas são votos (no caso de um bom trabalho autárquico, claro) enquanto que o excesso de base talvez traga alguns votos de outros homens que se maquilhem (tipo Luís de Matos) mas de resto...
O actual presidente apela à obra feita, como não podia deixar de ser visto cá "comandar" desde 74, numa melhor forma que o vazio primeiro cartaz. Mas mesmo este novo, ainda que mais completo e atractivo, continua um pouco deserto de ideias. Daí que não sirva convenientemente alguém que sofre a erosão de tantos anos à frente de uma autarquia, a acrescer à problemática questão das suspeitas de fraude, desvio de dinheiros públicos, abuso de poder e outras.
Por outro lado assumindo a posição de quem tem ideias concretas para a cidade e se assume como alternativa (mesmo sem esconder o simbolo do PPM - essa incógnita monárquica que concorre a eleições democráticas), Ricardo Rio opta por um formato arrojado, após o cartaz inicial pós - euforia europeia, com 6 cartazes diferentes onde explana as suas ideias para os vectores fundamentais daquilo que considera ser fundamental o PSD - CDS PP assumirem como bandeiras de campanha. É uma boa leitura do que hoje em dia se tornou uma campanha eleitoral, mais de frases curtas e directas pois os papelinhos, os desdobráveis, as canetas e os pins já não servem a ninguém. Quem tem ideias que as mostre e este tipo de cartazes fica muito bem.
O ponto negativo, transversal a ambas as campanhas, é que Braga denota bem como é possivel gastar tanto dinheiro em campanhas autárquicas. Demasiados cartazes, uma confusão entre essas mesmas autárquicas e as legislativas, demasiadas caras, demasiado dinheiro do Estado. Do Nosso. Meu e teu!! Enfim...
Nesta luta de cartazes parece-me que a coligação continua na dianteira, com larga vantagem.
A aguardar desenvolvimentos
Sinceramente estou farta da cara desses senhores. Eles estão em todo o lado!
As "ideias" da coligação que estão presentes nos cartazes são os chavões das candidaturas. Se formos ver, todos prometem melhor ambiente, emprego, apoio social, urbanismo... No fundo, são ideias vazias se não forem acompanhadas de ideias mais concretas. É tudo muito vago. Gostava de ver algo mais, mas ainda não vi... Quanto aos do PS, apostam apenas na figura do Mesquita Machado...
Moela,
As "ideias" que constam nos cartazes da Coligação são as suas "bandeiras". Estas serão desenvolvidas no seu programa eleitoral que deve ser anunciado dentro de dias.