7 dias, 7 blogues

PATRIMÓNIO DESPREZADO

Quando me convidaram para fazer esta crónica, logo me veio a ideia de escrever sobre o património desaparecido da cidade de braga, tantos foram e continuam a ser os atentados cometidos contra o património da capital do Minho, a última destruição que me lembra diz respeito à antigo fábrica do Pachancho, que deitaram abaixo para dar lugar a um edifício moderno com uma superfície comercial, outro exemplo gritante foi a destruição parcial do Palacete Matos Graça, onde destruíram o "miolo" do edifício, para encaixarem aí um espaço de habitação, mas há mais, o edifício do Banco Nacional Ultramarino, Palacete brasileiro da Bernardo Sequeira, no seu local está hoje a torre onde está instalado o Serviço de Finanças (S. Vitor), Salão de Chá da Benamor, Casa Brasileira da rua Dom Pedro V, Grande Hotel Central, muito gostaria ainda de contar sobre este património que desapareceu, mas ficará com certeza para uma próxima. Mas deixo aqui uma nota, nestes últimos trinta anos foram aqueles em que mais se destruiu na cidade de Braga, acho que toda a gente sabe de quem é a culpa!!!

Sérgio Gonçalves, autor do Braga Blog

4 Response to "7 dias, 7 blogues"

  1. Gostei do artigo.
    A chamada de atenção final não podia estar mais correcta.
    Infelizmente já estou mesmo a ver um anónimo qualquer a culpar a oposição pelas opções do "Bando do Betão"...
    Mas não o culpo porque, por sair do trabalho às 4 ou 5, não vê o que o patrão faz fora do horário do expediente...
    Somos pela nossa cidade ou pelo compadrio??

    S. G. says:

    suponho que vais ter direito a um comunicado

    :)

    excelente iniciativa.

    É impressão minha, ou este post é igual aos outros todos?

    Excelente artigo!
    S�o sempre de louvar as reminisc�ncias daquela que � uma Braga tristemente desaparecida�
    Infelizmente, e sem qualquer possibilidade de reparo, a inc�ria de alguns e os interesses nauseabundos de outros levaram a que a nossa cidade sofresse sucessivos atentados desta natureza.
    Posto isto, ficam apenas as recorda�es nost�lgicas de um passado que fatal e estupidamente se perdeu no tempo, nos escombros e no bet�o armado. Tudo em nome de um tal de progresso, sobre o qual muita gente fala, mas parece n�o fazer a m�nima ideia do que �
    Braga, cidade dos arcebispos e da presta�o de culto ao bet�o!

Powered by Blogger