Caminhando “por Braga”

Ò Braga minha cidade,

quanto eu gosto de cá estar,

e ver tudo o que se passa,

sempre a tentar ajudar.


Esta cidade dos arcebispos,

que de padres está cheia,

não faltam cá diabos,

a fazer o seu pé de meia.


De Tibães ao Bom Jesus

nem tudo me deixa apaixonado,

porque entre este curto percurso,

há muito betão armado.


Na arcada dos ardinas,

vemos o belo chafariz,

se as pessoas não estão finas,

levam com água no nariz.


O jardim de Stª Barbara,

com namorados em repouso,

com certeza que a todos agrada,

é digno de um aplauso.


Caminho pela avenida abaixo,

até ao parque lá do fundo,

já passeio o rio este,

que cheiro nauseabundo.


Chegado ao parque da ponte,

como está degradado,

dantes bebia água na fonte,

e corria a volta do lago.


Logo acima o 1º de Maio,

já lá vi bons espectáculos,

agora tem um estádio Axa

que nos leva os patacos.


Parto daqui para a Falperra

onde uma velinha pus,

passei pela Santa Marta,

e agradeci ao menino Jesus.


No elevador entrei,

pelos escadórios não vou eu,

pelo canudo já não espreitei,

porque ele desapareceu.


A contornar as pedras do chão,

até aos barcos vou remar,

porque aqui não há betão,

é a Braga que continuo a amar.


Já estou quase no topo,

falta pouco para o Sameiro,

á cripta vou subir,

para ver Braga inteiro.


Agora para me despedir,

a todos vos quero dizer,

Braga tem coisas bonitas,

muitas mais poderia ter...


Texto de Alexandre Prata

6 Response to "Caminhando “por Braga”"

  1. parabéns alex, gostei muito! :)

    Belas quadras, Alex :)
    Parabéns por este teu lúcido deambular pela cidade... Acho que Cesário Verde iria gostar :)

    Tive o privilégio de ler as quadras do Alex em primeira mão. Nessa altura comentei com um nosso amigo comum que estavam muita boas. Parabéns!

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Obrigado a todo(a)s pelos reparos ...:p

    Que quadras tão bem urdidas,
    Em Braga também há mata?
    Que bela nova nos traz
    O inigualável Alex Prata...

    Abraço

Powered by Blogger