Braga

Em primeiro lugar tenho que agradecer o amável convite que o Bruno Machado me endereçou para escrever um texto sobre Braga neste blog que, diga-se, acompanho com periodicidade. Mas tenho que dizer que hesitei. Hesitei porque não conheço Braga. Foram poucas as vezes que aí fui e, quando o fiz, foi em trabalho e de forma relativamente rápida.

Pensei: Aquilo que conheço (ou ouço falar) sobre Braga permite-me escrever um post sobre a cidade? Lembrei-me então da oportunidade que tive de ir a Braga, em 2006, dar uma conferência sobre toxicodependências promovida por um conjunto de instituições com intervenção na área da infância e da juventude. Aqui tive conhecimento duma prática pouco habitual em Portugal e que, como todas as boas práticas, merece ser reconhecida e valorizada.

Quem intervém na área social sabe que as tão proclamadas parcerias (Rede Social, Comissões de Protecção, entre outras…) são propostas interessante e práticas esquecidas. Contudo, tive a oportunidade de conhecer na prática a utilização dessas parcerias. Motivadas pela participação na Rede Social, um conjunto de instituições resolveram reunir periodicamente, aproveitando os recursos disponíveis para trocar informações, discutir casos e processos, promovendo e organizando (como foi o caso da referida conferência) actividades várias.

Tal prática valoriza os recursos humanos disponíveis, de uma forma que o escassos recursos económicos destas instituições impediria sem esta articulação. Deixo aqui este exemplo de boas práticas que deveria ser alargada a todas as áreas e a todo o país, mas que (não poucas vezes) os presidentes das instituições teimam em não seguir, desaproveitando o que positivo lhes traria, colocando os seus próprios interesses pessoais acima dos interesses daqueles que devem servir.

Fica, acima de tudo, o exemplo e o meu aplauso…


Texto de Miguel Ângelo F. M. Valério


0 Response to "Braga"

Powered by Blogger