O último interveniente no caso Charrua II
CELESTE CARDOSO
Maria Celeste Fernandes Cardoso, 41 anos, licenciada em Recursos Humanos, sempre trabalhou no Centro de Saúde de Vieira do Minho. É casada com o vice-presidente da autarquia eleito pelo PSD.
Aqui está o autor do cartaz da polémica. Salgado Almeida, médico e vereador da CDU na Câmara Municipal de Guimarães.
Depois da tradicional tripartição de poderes (herança das revoluções liberais), do quarto (controverso) poder - os media, chega agora a vez do 5.º poder - o Marketing. Descontemos que o que aqui se relata se passa na América, que se passa com uma empresa americana e que essa empresa é a Apple, ainda assim sobram-nos razões para, aqui como por todo o lado, se decretar a ascenção ao trono de mais um epifenómeno (espero eu).
P.S.- Bom fim-de-semana e viva o Rui Rio. Para a semana falo disso.
Finalmente os resultados da política do governo socialista mostram os seus frutos. Após 2 anos de "trapalhadas", as sondagens demonstram o que parecia ser uma realidade absolutamente insofismável, a maioria absoluta caiu. Os responsáveis parecem ser Mário Lino e a DREN.
Sendo certo que não há melhorias substanciais no resultado do PSD (nem tal se esperaria, infelizmente), os números da sondagem do DN/TSF vêm demonstrar, com um timing assinalável diga-se (começa agora o pior período para o governo, já que o seu país, nos próximos seis meses, chama-se U.E.), o pulsar do que se sente nas ruas. A "claustrofobia democrática" anda aí, indesmentível, sobranceira e petulante, passeando por entre nós, escarrando-nos na cara a sua autoridade. Já era tempo de dizer basta. Até os portugueses têm espinha dorsal...
Amanhã não vou postar. Vou estar por aqui.
PSP - Polícia de Segurança Pública
PM - Primeiro Ministro
PR- Presidente da República
CML - Câmara Municipal de Lisboa
GNR - Guarda Nacional Republicana
EMEL (esta é difícil)
Já repararam que Joe Berardo nos últimos tempos não sai dos telejornais?
- o museu Berardo abre amanhã.
- OPA de Berardo ao Benfica.
- Berardo incompatibilza-se com Mega Ferreira.
- Comendador Berardo contra propostas de Jardim Gonçalves.
- Joe Berardo quer criar o banco Benfica.
- Museu do Comendador já abriu.
- Inauguração do museu um sucesso.
- Berardo contra OPA da SONAE à PT.
Berardo, o Homem Show Off!
Paulo Teixeira (PSD), arguido em 21 processos, garantiu que o líder do seu partido o convidou para se recandidatar à autarquia nas próximas eleições
O candidato a Lisboa meteu os pés pelas mãos na entrevista ao RCP.
EPUL, IPPAR e EPAL foram disparadas que nem cartuchos de pólvora seca, num frenesim de tiros falhados.
A cereja no topo do bolo aconteceu quando o inquiriram a propósito do PSD e da liderança de Marques Mendes, a aparente dislexia desapareceu num instante “Não sou militante do PSD e a minha postura tem sido de colaborar com o partido”.
Aqui
"A verdade doi, mas não justifica a perseguição política"
António Balbino Caldeira, autor do blog "Do Portugal Profundo".
O apresentador da RTP passou de treinador-adjunto para treinador do Arouca, saindo Rui Correia.
Sporting eu aí vou.
A festa mantém a sua tradição: os martelos, o alho porro, os manjericos, o fogo de artifício e a música popular. Está quase a chegar a noite mais longa do ano. Espero que se divirtam e aproveitem as nossas festas populares.
Rui Rio vai duplicar o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) dos prédios que se encontrem devolutos. Aqui está uma boa medida para combater a "desertificação" dos centros históricos.
Informo todos os leitores que o Fontes do Ídolo elaborou um estudo sobre a localização do novo Aeroporto e entregou-o ao Governo. O estudo defendia a solução da Portela + 1,5, tendo sido colocado na prateleira. Também fomos vítimas das negociações com a CIP. Fica aqui a denúncia.
Paulo Morais continua com a sua cruzada contra a corrupção. Esteve oito meses à frente do pelouro do urbanismo da Câmara do Porto e insinua-se que que foi afastado por "mexer" com os interesses instalados. Mais uma entrevista polémica onde afirma que o negócio do urbanismo dá mais dinheiro do que a droga. Vários são os problemas: desde a fiscalização das autarquias, passando pela revisão do PDM que leva à transformação de terrenos agrícolas em urbanizáveis e terminando pela financiamento partidário através de negócios urbanísticos. Paulo Morais denuncia, agora temos de esperar que o Ministério Público faça o que lhe compete.
Mais uma vez parece que os portugueses vão ficar arredados das opções estratégicas da U.E. O conselho de sábios (perdão, de Estado) foi quase consensual em considerar dispensável a consulta popular sobre o tratado simplificado. Honra seja feita a Marques Mendes (que tem vivido o seu melhor momento nas últimas semanas), o único a defender intransigentemente essa condição. É essencial, sob pena de se agravar o fosso entre as instituições e os cidadãos, que a Europa (a da U.E. está claro) escute as diversas vozes dos países membros. Se o não fizer demonstra que está para ficar o ímpeto tecnocrata e, pior que isto, transmite a ideia de que, independentemente do que venha a acontecer, independentemente do voto dos europeus, a U.E. terá sempre maneira de ultrapassar esses "aborrecimentos" (desrespeitando ostensivamente aqueles que já tinham votado no anterior referendo).
O paradoxo entre a fundação da C.E.E. (com o ideal da concórdia e da solidariedade) e a actual U.E. (no paradigma do elitismo das decisões) será sempre resolvido por nós cidadãos e nunca contra nós, oxalá nos apercebamos a tempo disto mesmo e actuemos em conformidade.
"O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, disse hoje que o Governo está disposto a analisar qualquer outro estudo sobre a localização do novo aeroporto, inclusivamente a opção "Portela+1", defendida pela Associação Comercial do Porto.
"[O Governo] aceita todos os relatórios — como tem aceite até agora todos os relatórios — que lhe queiram apresentar e olhará com toda a atenção para eles, como sempre foi", disse Mário Lino no final da assinatura de um protocolo para o arranque das novas instalações para o Centro de Análise e de Operações contra o Narcotráfico Marítimo, quando questionado sobre se estaria disposto a aceitar um estudo da Associação Comercial do Porto." Lusa, via Público.
Exceptuando a hipótese de ter provado alguma coisa na inauguração no centro que fosse para ficar armazenada, a declaração do ministro é um descarado gozo. Num país razoavelmente normal os governos encomendam os estudos que acham necessários para tomarem uma decisão – independentemente de aceitarem os estudos que terceiros lhes entreguem. Num país minimamente normal um ministro não diz que se lhe mandarem um estudo ele lê, como se fosse assim que as coisas se fazem. Ou precisa de estudos, porque não tem a decisão tomada, ou não precisa porque já se decidiu. O resto é um enorme gozo. Descarado.
Via 31 da Armada
Já dizia a outra, não há coincidências. Ontem, Ségolène Royal anunciou que vai deixar o companheiro de há vários anos, o também socialista François Hollande. O abandono, ao que parece, estender-se-á à política (o projecto de liderança do partido era comum e, confidenciavam os amigos, perfeitamente concertado entre os dois), partindo, também aqui, cada um para seu lado.
Já tinha visto consequências extremas de derrotas políticas (lembram-se do Marcelo a nadar no Tejo), mas a este nível é a primeira vez. É o que dá misturar o trabalho e conhaque.
Desta vez a casa (leia-se o PS francês) ficou mesmo em cacos, já que ela, além de o ter posto fora de casa, será candidata à sucessão de Hollande na liderança do partido.
Ici
Venho pelo presente informar que apesar do meu nome constar nos recibos do CDS-PP não efectuei qualquer donativo.
"O que é bom para a Europa será benéfico para nós, mas é cada vez mais difícil de entender pelo povo"
Manuela Ferreira Leite
in Expresso
Darfur Child. Retirada daqui.
Demitiu-se Luís Paes Antunes.
Poderá ser este o princípio de uma série de problemas verdadeiramente decisivos para a continuidade de Marques Mendes como líder do PSD. Sendo certo que Paes Antunes não é a figura mais mediática da direcção do PSD, não menos certo é que, a seu cargo, tinha um dos pelouros políticos mais importantes - a segurança social e a saúde. Com as críticas que vêem agora a luz do dia, Mendes sofre mais um rude golpe e o facto de querer manter a paz institucional dentro do partido, não justifica, de todo, a manutenção de Paes Antunes no cargo. É que ele já nem é "mulher de César", logo já nem tem de o parecer. Pública que está a sua saída mais valia substituí-lo por quem se oferecesse para trabalhar ao lado do actual líder (serão cada vez menos, julgo eu).
A notícia do Expresso aqui
"A tragédia é que o único verdadeiro democrata do mundo sou eu". E desde que Mahatma Gandhi morreu, não tenho com quem conversar."
Vladimir Putin
in Veja
ELA CANTA POBRE CEIFEIRA
Ela canta, pobre ceifeira
Julgando-se feliz talvez;
Canta, e ceifa, e a sua voz, cheia
De alegre e anónima viuvez,
Ondula como um canto de ave
No ar limpo como um limiar,
E há curvas no enredo suave
Do som que ela tem a cantar.
Ouvi-la alegra e entristece,
Na sua voz à o campo e a lida,
E canta como se tivesse
Mais razões p'ra cantar que a vida.
Ah! canta, canta sem razão!
O que em mim sente 'stá pensando.
Derrama no meu coração
A tua incerta voz ondeando!
Ah, poder ser tu, sendo eu!
Ter a tua alegre inconsciência,
E a consciência disso! Ó céu!
Ó campo! Ó canção! A ciência
Pesa tanto e a vida é tão breve!
Entrai por mim dentro! Tornai
Minha alma a vossa sombra leve!
Depois, levando-me, passai!
Fernando Pessoa
Há qualquer coisa no ar, como já alguém disse, só pode haver para que estes casos (da DREN, do deserto, dos futuros postos de trabalho que, afinal, já existiam) pululem que nem libelinhas na Primavera. Trata-se de um espectáculo decadente, vindo de uma qualquer Paris do início do século passado onde o absinto era rei. Não vejo outra forma de explicar este desconcerto concertado, uma espécie de ordem do caos, paradigma, de resto, do que este governo é.
A última pérola é o clássico argumento (digno de Einstein diga-se de passagem) "Quem diz é quem é", numa inversão, absolutamente genial, do ataque sem precedentes que vem sofrendo essa instituição de bem e absolutamente inviolável por forças políticas que é a DREN.
Aqui jaz
"A partidarização dos cargos de gestão na Saúde é como um cancro".
Paulo Kuteev Moreira, Docente e Investigador na Escola Nacional de Saúde Pública
in Visão
"Ainda não vi os equipamentos, é certo, mas não gosto da ideia.
Passar da Adidas,John Smith (os mais bonitos dos ultimos anos),Le Coq Sportif,Kappa e Umbro para essa marca de Braga parece-me que é andar para trás"
Luís Cirilo in depoisfalamos.blogspot.com
Sempre me ensinaram que não se deve pôr todos os ovos no mesmo cesto...
Sugestão: Amanhã: Dia de Camões; Terça-Feira: Dia das Comunidades Portuguesas!