Bicicletas?


Esta é uma imagem bastante comum em grandes cidades europeias. Em qualquer uma, vemos centenas de bicicletas a circularem nas suas ruas. Certo é que também estão preparadas para isso, existindo quilómetros e quilómetros de ciclovias.
Aqui pelo nosso país ainda muito desconhecida. Portugal é dos países da União Europeia onde menos se utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Apenas um por cento dos portugueses utiliza diariamente este meio de transporte.
Aveiro foi pioneira com as suas BUGAs, no entanto, ao longo dos anos foram vandalizadas. Segundo sei, actualmente, encontram-se muito degradadas, não tendo havido manutenção e renovação da “frota”.
Em Braga, no ano de 2007, surgiram as BUTE. Foi avançado pela Universidade do Minho a distribuição de cerca de 2000 bicicletas (repartidas por Braga e Guimarães). Lembro-me que cheguei a ver algumas a circular, mas pouco tempo depois desapareceram do “mapa”.
Sem dúvida que é um equipamento capaz de proporcionar de uma forma saudável e ecológica bons momentos aos seus praticantes. Para além deste benefício, possuímos um clima propício a andar de bicicleta.
Considero, pois, que se devia incentivar esta actividade. Claro que seria necessário um significativo investimento em ciclovias, pois a que possuímos não passa de uma pequena amostra.
Braga já merecia possuir uma rede de bicicleta de aluguer à semelhança de outras cidades europeias. Vamos pedalar candidatos à presidência da Câmara Municipal de Braga?

0 Response to "Bicicletas? "

Powered by Blogger