Onda de Assaltos?
Esta é o meu primeiro post neste blog. Vou abordar um tema comum e constante da comunicação social: a tão falada onda de assaltos! Afinal há ou não há onda de assaltos!!??
Como resultado do primeiro semestre, a GNR e a PSP apontam uma quebra de 3,5% no número de crimes participados, embora a onda de assaltos tão publicitada na comunicação social refira que a criminalidade em Portugal está a aumentar. Na verdade, os resultados estatísticos da policia portuguesa mostram uma certa contrariedade nessa opinião generalizada.
Embora estas estatísticas sejam de certa forma positivas, cada vez mais a opinião pública se insurge contra o governo devido à crescente onda de assaltos em Portugal. Pede-se mais policiamento nas ruas das grandes cidades, principalmente à noite, e sobretudo penas mais duras para os infractores. Embora a opinião referida anteriormente seja a mais frequente, existem outras opiniões, as quais apregoam que não são o assaltos que estão a aumentar mas sim o jornalismo sensacionalista, que reforça nos noticiários os artigos de criminalidade; existe ainda a corrente de opinião que afirma que apenas alguns tipos de assalto, os quais se conseguem avultadas quantias de dinheiro num curto espaço de tempo, é que estão a aumentar.
O governo continua a divulgar e regozijar-se por estes resultados. Numa recente entrevista, o secretário-geral adjunto do gabinete Coordenador de Segurança, Paulo Gomes, afirmou que esta onda de assaltos deverá ter pouca expressão e se diluem nos 20.000 crimes que se registam em Portugal “É conjuntural surgirem picos de determinado tipo de criminalidade que, depois de devidamente investigados e desmantelados os grupos que a praticam, voltam ao normal”.
Mesmo considerando a diminuição dos crimes contra o património e desvalorizando a onda de assaltos o governo decidiu investir 93milhões do orçamento de 2008, uma aumento de 46% em relação ao ano anterior. Acabo este post como comecei...
Mas afinal, há ou não há onda de assaltos?
0 Response to "Onda de Assaltos?"
Enviar um comentário