Estado da União OBAMA
Como forma de combater a crise, e garantir a sustentabilidade, a médio e longo prazo do seu sistema de pensões, o governo Espanhol prepara-se para aumentar a idade da reforma dos 65 para os 67 anos.
Em Portugal, e face ao aumento da esperança média de vida, à entrada cada vez mais tardia no mercado de trabalho e ao envelhecimento constante da população, quando haverá coragem política para tomar esta necessária e urgente medida?
Socorrendo-me das informações apresentadas pelo Gabriel Silva, a previsão no OE 2009 para o défice era de 2,2%, sendo que em Janeiro de 2009 essa previsão já tinha passado para os 3,9%. Em Maio, continuou a sua escalada e já se previa 5,9%.
Em Junho de 2009, Teixeira dos Santos dizia que estava em condições de garantir estes 5,9%. Contudo, chegamos a Dezembro (que é como quem diz, passa o período eleitoral) e a previsão cresce para 8,3%. Assim, obviamente, o valor “final” é de 9,3%.
Qual a justificação? A crise já cá estava e em Julho, Teixeira dos Santos via “sinais positivos, não só internos como internacionais”. O que aconteceu para tamanha alteração? Será esta a “política de rigor com o necessário controlo da despesa pública” que José Sócrates dizia ir manter?
Agora, de acordo com os mesmos, a previsão para o próximo ano é de 8,3%. Apenas duas questões: Depois disto tudo alguém acredita nisso? Depois disto tudo, alguém acredita nestes senhores?
Hoje vou experimentar as aulas de ginástica da Junta de Freguesia....
E a montagem não está má de todo...
O pai da democracia Portuguesa (ou deveria dizer o avô?) tem destas coisas.
Depois de há quatro anos ter sido candidato às presidenciais, para tentar vingar-se daquilo que tinha sido feito por Aníbal Cavaco Silva em 1984/5, percebemos agora que também não perdoou a Manuel Alegre o facto de o ter ultrapassado e o ter relegado para um pouco honroso (tendo em conta a sua história) terceiro lugar final.
E a primeira sondagem traz-nos resultados (talvez) inesperados.
Segundo a sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, o actual Presidente da República teria mais de 60% dos votos expressos, numa situação de confronto directo e único com Manuel Alegre.
Talvez seja mais uma informação para o PS de José Sócrates ter em conta…
Não resisto a “trazer” à página principal, a sequência da nossa discussão que estamos a ter na caixa de comentários deste post referente à substituição da medicação para os doentes do foro neurológico do hospital de Braga.
Face à inexistência duma resposta ou dum comentário, por parte do Ministério da Saúde, ao que se passa, perguntaste-me se os responsáveis não deveria ser o governo PSD/CDS por terem sido eles a definir o perfil assistencial do Hospital de S. Marcos.
Para além de não encontrar lógica nessa associação, visto não ser isso o que está em causa, não posso deixar de estranhar a tua reacção, por isso, desculpa, mas tenho que te perguntar se realmente leste a notícia para a qual eu linkei nesse post.
É que pelo que conheço de ti, tenho de duvidar que o tenhas feito, visto os teus comentários pouco ou nada terem a ver com o que a notícia refere, e que é muito simples.
A administração do Hospital de Braga, obrigou os seus clínicos a, praticamente, obrigar os pacientes a consentir uma mudança do tratamento medicamentoso que, pelo que se sabe, tem efeitos secundários tal, que levou a que muitos, simplesmente a deixassem de tomar. E, face à possibilidade que lhe foi referida na altura de, caso quisessem, puderem voltar à medicação original, nenhum pedido foi ainda aceite. Tudo, ao que se percebe, por uma questão financeira.
Por isso tenho que te voltar a perguntar:
Para mim, mais uma vez o digo, deveria ter existido alguma acção do Ministério da Saúde face a esta situação. Pelo que parece não terás a mesma opinião.
É curioso, mas ainda não dei conta de nenhuma reacção do Ministério da Saúde ao que aconteceu (acontece?) no Hospital de S. Marcos em Braga…
Melhor Filme Dramático: «Avatar»
Melhor Actor Dramático: Jeff Bridges, «Crazy Heart»
Melhor Actriz Dramática: Sandra Bullock, «The Blind Side»
Melhor Comédia ou Musical: «A Ressaca»
Melhor Actor de Comédia ou Musical: Robert Downey, Jr. «Sherlock Holmes»
Melhor Actriz de Comédia ou Musical: Meryl Streep, «Julie & Julia»
Melhor Actor Secundário: Christoph Waltz, «Sacanas sem Lei»
Melhor Actriz Secundária: Mo`Nique, «Precious: Based on the Novel Push by Sapphire»
Melhor Filme de Animação: «Up - Altamente»
Melhor Filme Estrangeiro: «O Laço Branco», Alemanha
Melhor Realizador: James Cameron, «Avatar»
Melhor Argumentista: Jason Reitman, Sheldon Turner, «Up In the Air»
Melhor Banda Sonora: Michael Giacchino, «Up - Altamente»
Melhor Canção: T Bone Burnett and Ryan Bingham, «The Weary Kind», do filme «Crazy Heart»
Séries
Melhor Série Dramática: «Mad Men»
Melhor Actor Dramático: Michael C. Hall, «Dexter»
Melhor Actriz Dramática: Julianna Marguiles, «The Good Wife»
Melhor Musical ou Comédia: «Glee»
Melhor Actor em Musical ou Comédia: Alec Baldwin, «30 Rock»
Melhor Actriz em Musical ou Comédia: Toni Collette, «United States of Tara»
Melhor Filme ou Mini-série: «Grey Gardens»
Melhor Actor em Filme ou Mini-série: Kevin Bacon, «Taking Chance»
Melhor Actriz em Filme ou Mini-série: Drew Barrymore, «Grey Gardens»
Melhor Actor Secundário em Filme ou Mini-série: John Lithgow, «Dexter»
Melhor Actriz Secundária em Filme ou Mini-série: Chloe Sevigny, «Big Love»
Prémio Carreira CECILE B. DEMILLE AWARD: Martin Scorsese
Os directores dos vários canais públicos e cabo poderiam olhar para os resultados desta gala e em vez de darem Csi de todos os sítios variarem um pouco a programação. Fica a sugestão.
"O PS já conseguiu o queijo limiano, agora é uma queijaria inteira".
Francisco Louçã,
in jornadas parlamentares do Bloco
O Ano é 1988. Tyree e o início da House Music.
Confesso que não conheço aprofundadamente a legislação sobre as parcerias público-privadas dos hospitais nacionais, mas sei muito bem o que é um “consentimento informado” (instrumento fundamental da minha profissão.
O que se passou (e passa) no hospital de S. Marcos em Braga, deveria ser motivo mais que suficiente para invalidar quaisquer contratos que existam entre o Estado Português e o Grupo Mello Saúde.
A Ana Mato Pires fez, no Jugular, um apanhado interessante sobre a opinião de muitas associações profissionais da área das ciências humanas e sociais e da área médica, no que respeita à adopção por casais homossexuais.
Por uma questão identificação profissional, fica aqui a opinião da American Association of Social Workers
«The National Association of Social Workers approved the following policy statement at in August 2002 at the NASW Delegate Assembly.
“Legislation legitimizing second-parent adoptions in same-sex households should be supported. Legislation seeking to restrict foster care and adoption by gay, lesbian, bisexual or transgender people should be vigorously opposed.”»
Se Manuel Alegre acha que o que falta a Portugal é um Presidente da República que deverá ser “uma referência e uma fonte de inspiração”, porque raio é que ele se quer candidatar?
Aquilo terá sido lá para os lados do farol de Leça??
Ao menos aqui é mesmo prevenção de DST e não método contraceptivo...
Parece-me algo esteriotipada mas não deixa de ser um passo em frente.
Muitos foram aqueles que, no final do ano transacto, assumiam erradamente o fim de 2009 como o fim de mais uma década da história da humanidade. Erradamente, porque esta década começou em 2001 terminado apenas em 2010.
Motivo simples: nunca existiu um ano “0”.
Mas o Jornal de Notícias consegue ir mais longe. Correctamente termina a década em 2010, mas essa mesma década começou, para o JN em 2000.
Temos assim uma década com 11 anos.
O que virá a seguir?
José Estaline e outros dirigentes soviéticos foram considerados culpados de «genocídio do povo ucraniano em 1932-1933» pelo Tribunal de Apelação de Kiev, anunciou hoje o Serviço de Segurança da Ucrânia. [aqui]
A Universidade do Algarve está a dar que falar com a abertura de um Curso de Medicina. Mas o seu investimento abrange também outras áreas, igualmente importantíssimas...
Chamo a atençao que é Mestrado. A licenciatura pode ser em qualquer tipo de relvado.
Alguém me sabe dizer o que acontece, em termos práticos, se alguém não pagar uma multa de estacionamento?
É para o amigo de um amigo, estão a ver??
Quem é que nunca recebeu assim umas quantas destas??? Ainda tenho algumas guardadas (só não sei onde...). A primária era mesmo uma escola de vida... :)
Via mail, a prova que a tradição ainda vai sendo o que era!
Para começar bem a semana uma música alegre de uma alegre menina. Impossível não sorrir ao ouvir esta música.
Agora, uma banda mais dentro do meu estilo. Os Interpol são bons, mesmos bons. Excelente sonoridade.
com as devidas adaptaçoes...
Não acham que o orçamento é algo fundamental para a vida de todos os cidadãos nacionais? Para a(s) nossa(s) vida(s)?
O filme do vampiro trata-se basicamente de uma rapariga a chorar pelo namorado ter acabado com ela, um vampiro sexy que surge sempre em slow motion e um conjuntos de lobisomens que estão sempre em tronco nú e é isso.
É curioso que estas duas notícias surjam no mesmo dia e associadas ao mesmo evento. Digo isto porque o apoio à construção de novas respostas sociais e as dificuldades financeiras que as Instituições Particulares de Solidariedade Social estão mais interligadas do que à partida parece.
Isto, porque muitas das dificuldades financeiras que as IPSS’s estão neste momento a enfrentar (como já aqui referi anteriormente), devem-se aos custos que as mesmas têm que suportar para as respostas sociais que o Governo anda farto de anunciar (e que normalmente são as mesmas…), custos esses que têm variado entre os 25% e os 40% do valor total da candidatura, para além de obrigar a 20 anos de dedicação exclusiva dos espaços a essas respostas sociais, o que em diversos casos vai significar a falência das mesmas.
Depois da aprovação, ontem, da proposta de lei que permitirá a existência de casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, tudo está nas mãos de Aníbal Cavaco Silva. E isso vai ser interessante de acompanhar.
Tendo em conta o aproximar das presidenciais e a maioria de esquerda existente no parlamento, penso que o Presidente da República não irá criar aqui uma nova frente de combate com o Governo de José Sócrates e do Partido Socialista. Até, porque um veto político, facilmente seria contraposto, no parlamento, com uma confirmação da proposta de lei apresentada pelo Governo e votada favoravelmente na passada sexta-feira. Isto seria visto, claramente, como uma derrota de Aníbal Cavaco Silva.
E será esta a grande dúvida de Cavaco Silva: enviar a lei para o Tribunal Constitucional ou promulgar a mesma.
Se optar pela segunda opção terá ganhos concretos nas próximas presidenciais. Para além dos garantidos eleitores de direita (que não encontrarão nenhuma alternativa a Cavaco Silva) conseguiria ir buscar alguns votos à esquerda moderada (que também não verá em Manuel Alegre a alternativa desejada, não me parecendo que neste momento José Sócrates tenha margem para apoiar outro candidato).
Mas não deixaria de ser interessante a opção pela primeira possibilidade: o envio da lei para o Tribunal Constitucional, especialmente se fosse pedido um parecer sobre os dois aspectos fundamentais da lei: a possibilidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo, e a impossibilidade desses casais adoptarem.
Isto porque, e olhando a anteriores decisões do Tribunal Constitucional e às decisões tomadas pelo seu tribunal de referência (o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem), seria elevada a probabilidade de uma decisão de constitucionalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo e de inconstitucionalidade do impedimento da adopção pelos mesmos.
O Presidente da República irá assim, considero, enviar a lei para o Tribunal Constitucional. Contudo, apenas irá questionar sobre a possibilidade do casamento, esquecendo a adopção. Pelo menos, esta será a decisão mais consensual. Não entrará em guerras desnecessárias e qualquer situação de inconstitucionalidade não seria “culpa” dele, embora essa possibilidade de indicação de inconstitucionalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo seja, de acordo com a Constituição da República Portuguesa e com os Direitos Humanos, uma obtusidade.
Quanto à adopção de casais de pessoas do mesmo sexo, e após a aprovação da lei, será, normalmente, uma realidade dentro de poucos anos.
Foi com agrado que aceitei o convite que o Fontes do Ídolo (na pessoa do Bruno Machado) me dirigiu no sentido de passar a participar neste blog que há muito vou acompanhando, especialmente depois da interessante experiência que foi a participação na noite eleitoral das autárquicas do ano passado.
Para quem já me conhece de outras casas (o ideal social e o “falecido” arrochadas) conhece as minhas ideias e ideais. Para quem não me conhece, apenas poderei dizer que tentarei ser mais um pequena nascente que pretende contribuir para que esta fonte corra cada vez mais e com maior intensidade, e sempre com água que não seja imprópria para consumo.
Obrigado pelo convite…
Vamos encerrar esta semana com mais uma sondagem muito pertinente:
Os casais homossexuais devem poder adoptar crianças?
Sim
Não
Participem!
O Espaço Cultural Pedro Remy , em Braga, apresenta, no dia 16 de Janeiro de 2010 , pelas 22h, o quarteto de Paulo Gomes/Fátima Serro, com:
Fátima Serro - voz
Gileno Santana - trompete
Paulo Gomes - piano
Hugo carvalhais - contrabaixo
Depois desta óptima peça jornalística, aí está mais uma pérola no amor que este jornal tem ao clube azul e branco:
Para melhor entendedor, aqui fica o comunicado. Curto, como a qualidade do jornal...
"No seguimento do tratamento jornalístico que normalmente lhe é dispensado pelo jornal A Bola e após cúmulo da falta de rigor e isenção que marcou a edição de 3 de Janeiro, no que concerne a ocorrências após o jogo no Estádio da Luz, o plantel do FC Porto decidiu não voltar a prestar declarações a este diário desportivo ou em eventos nos quais jornalistas da publicação em causa se encontrem presentes. Esta medida tem efeitos imediatos".