Uma análise nada sectária

O futebol é um assunto sério. Mas como Tchitchikov, no romance de Gogol, que chegava a uma aldeia para comprar almas mortas, também no nosso futebol quase tudo parece inverosímil. Mas, sim, o futebol é res séria. Não estou a falar das intervenções do Luís Vieira ou das entrevistas do Manel Cajuda. Refiro-me, obviamente, ao jogo jogado. De preferência comentado pelo Freitas Lobo. Esta época começou como todas as outras, os adeptos do benfas, sempre moralizados, já são campeões e qualquer patego que aterre na Luz é o novo Eusébio. O problema é que acabam sempre por serem todos o novo Nuno Gomes... Bom, analisemos então os dois candidatos ao título - Sporting e Porto -, não deixando de parte referências ao "maior clube do mundo", ao enorme SCB e, por fim, breves considerações sobre as restantes equipas.

Sporting - Há qualquer coisa que não me agrada no Sporting. Não sei se é o facto de o Paim não fazer parte do plantel principal, se o facto de o Abel ser titular ou de o Djaló pertencer ao plantel. Ainda assim, o Sporting é, para qualquer pessoa que entenda de futebol, o maior candidato ao título. São vários os motivos que me levam a dizer isto. Primeiro, vendeu o Ricardo. Ora, como se sabe, ter um guarda-redes que saiba jogar fora dos postes é meio caminho andado para se fazerem bons contra-ataques e, para além disso, não tendo o Sporting defesas laterais de jeito, convém que os adeptos possam confiar na fiabilidade do jogo aéreo do seu guarda-redes. Segundo, Paredes e Farnereud, tendo em conta o elevado número de médios que Paulo Bento escolheu, muito dificilmente jogarão, ou, se por acaso o fizerem será em jogos a feijões contra o Pinhalnovense, o Sintrense ou o Benfica. Terceiro, finalmente Polga parece ter um central com condições para jogar ao seu lado: Gladstone. Toda a gente sabe que "Tonel" não é nome de jogador. Melhor, é nome de jogador, mas dos regionais, numa daquelas equipas em que o nome "Tonel" faz parelha com o Kikas II - o outro Kikas é avançado - e cujo treinador se chama Celestino ou Abílio e em que o Presidente é um gajo de bigode, analfabeto, e com um ar suspeito - dito assim até parece o Luís Vieira. Quarto, Sporting mantém Liédson e Polga - pelo menos até a cena dos impostos não estar estabelecida, depois já se sabe que vai haver festa -, o Moutinho - que é uma espécie de Lampard, mas sem aquela coisa de marcar golos de fora da área - e o Veloso, que é só o melhor jogador português e o novo Redondo - Redondo que, verdade seja dita, já merecia um poste meu cá no estaminé. Quinto, o Sporting contratou jogadores fora do âmbito do épa-aquele-gajo-no-FM-joga-de-caralho-vamos-contratá-lo e parece estar a dar-se bem com a opção. Izmailov, Vukcevic e Gladstone são bons jogadores - claro que não têm a classe de um Bergessio, de um Sretanovic ou de um Diaz, mas são jeitosinhos -, o Stojkovic vai servir para jogar esta época e depois vai romper o banco do Rui Patrício e, finalmente, o Adrien que é só melhor jogador do que o Veloso - e, sim, o Veloso é o melhor jogador português -. O resto dos reforços, com excepção do Derlei, servem para fazer número e para jogarem contra o Benfica.

Porto - Bem, o FCP é o campeão em título - pelo menos até acontecer por cá o que aconteceu em Itália - e tem bons jogadores. Vendeu por 30 milhões de euros um puto gordo que sabe jogar à bola e um sprinter brasileiro com sotaque madeirense que de vez em quando cortava umas bolitas na defesa. Nas aquisições o FCP esteve bem. Foi buscar avançados do melhor que há: um brasileiro que marcou 4 golos pelo Beira-Mar e um argentino que jogava... no México ou na Argentina, ainda não percebi muito bem, mas os negócios do FCP têm sempre dramas desta natureza. Depois, foi buscar mais uns médios-centro - sim, porque os 478 do plantel da época passada eram ainda insuficientes - mas, mesmo assim, continua a jogar com defesas adaptados a essas posições. O "professor" é que sabe. Contratou também um defesa esquerdo à Académica, que é tão bom que o Fucile continua a jogar trocado, e um central sérvio que jogava na Turquia. Ao que parece, pelo meio de grandes craques, chegou ao Porto um miúdo que parte tudo. Obviamente, sendo o Jesualdo o típico treinador português, este Leandro Lima jogará ainda menos do que o Deco no Benfica. A chamada "adaptação ao futebol europeu" é mesmo assim, dá-se preferência aos Cech's desses planteis. O FCP, infelizmente, mantém Quaresma, Lucho e Lisandro, mas, para gáudio dos sportinguistas, Pedro Emanuel recuperou e, sendo ele o elemento que incorpora agora a mística do FCP - outrora, baluarte defendido pelos cotovelos dos caxineiros André e Paulinho onde-está-o-queixo-do-joão-vieira-pinto Santos -, vai certamente fazer uma dupla temível com o irmão dessa ex-promessa benfiquista - o Geraldo - e novo cão de fila, com cabelinho à Michael Jackson, da guarda pretoriana portista, o Bruno Alves. Em suma, o FCP enquanto mantiver Quaresma - e enquanto o Caneira não regressar ao Sporting - será sempre uma ameaça temível.

"O maior clube do mundo" aka "clube vencedor do torneio do Guadiana" - Que mais há a dizer sobre o clube dos vinte milhões de adeptos - Adu dixit -? Perdem os dois melhores jogadores - Simão e Miccoli -, não conseguem segurar o melhor jogador da pré-época e único elemento de valia saído das escolas desde Rui Costa - Manelélé Fernandes -, depositam todas as esperanças num craque com 35 anos - fazem-me lembrar o Galatasaray do Hagi - e num paraguaio que marcou meia-dúzia de golos nesse fortíssimo campeonato que é o argentino, e mesmo assim são declaradamente a melhor equipa portuguesa com "um plantel de fazer inveja a qualquer clube", nas palavras de Khadafi. Contudo, vejo alguns aspectos positivos neste plantel. O Nélson e o Nuno Gomes serão suplentes, o que aumenta dramaticamente a probabilidade de o benfas não sofrer golos e de os começar a marcar. Depois, o Coentrão é um bom jogador, resta saber que conseguirá escapar ao "cemitério da Luz" e o Zoro - desde de que não lhe façam mais uns nós cegos no meio-campo - também me parece um defesa central bem superior aquilo que os adeptos do benfas estão habituados, se bem que para eles, na sua inusitada sapiência, o Luisão seja o melhor do mundo e o David Luiz o novo Humberto Coelho. De resto, vieram uns argentinos cheios de classe - outra coisa não seria de esperar - e um ganês naturalizado americano que o engenheiro gosta de colocar a extremo-direito ou a médio-centro apesar de ele ser avançado. Bom, que mais haverá a dizer sobre uma equipa cujo jogo ofensivo começa, não raras vezes, a ser desenhado - serão talvez uns gatafunhos? - por esse Júlio Pomar incompreendido, por esse Beethoven com ouvidos de tísico, por esse Niemeyer do futebol: o Petit!

SCB aka "o enorme" - Há qualquer coisa de poético nas últimas temporadas do Braga. Como a Mário de Sá Carneiro também ao Braga faltou sempre um golpe de asa. Mas, verdade seja dita, uma equipa que tem em Wender o seu expoente máximo, não pode almejar algo mais do que uma classificação que tenuemente ultrapasse a mediocridade. O Braga é hoje um equipa estabilizada na primeira liga e uma presença constante e assídua nos 5 lugares do topo da tabela. Nesta equipa, destaco dois jogadores: Rodriguez, um defesa com qualidade para jogar em clubes com outra dimensão e com outras ambições e o João Tomás que, mesmo falhando tantos golos como os que consegue marcar, é um dos mais temíveis e letais avançados portugueses desta primeira década do século XXI. A estes dois, o Braga junta experientes jogadores como Frechaut, Zé Manel, João Pinto e Paulo Santos formando, deste modo, uma equipa que pode lutar, sem qualquer prurido, com o benfas pelo terceiro lugar no campeonato.

Os outros que servem para fazer número - Para além destas quatro equipas, todas as outras lutarão entre si. O desfecho diz-me pouco. Há apenas duas coisas que eu gostaria que acontecessem. A primeira é que o Belenenses e o Guimarães se vejam forçadas a despedir os respectivos fanfarrões que se dizem treinadores. Cajuda e Jesus representam o empirismo mais podre que assola o futebol nacional. São a ideia materializada de que o futebol é um assunto menor, tratado por pessoas incultas, ignorantes e desprovidas de qualquer bom-senso. A segunda coisa que desejo é que o Leixões faça um bom campeonato e se consiga manter na primeira liga.

É tudo!


P.S.- Esta análise está obviamente condicionada, uma vez que o benfas ainda contratará mais 4 ou 5 jogadores - todos eles de inegável qualidade, pois claro! -.

14 Response to "Uma análise nada sectária"

  1. Anónimo says:

    Uma análise nada sectária...escusavas de "acentuar" o sr. Liedson...mas deve ser melhor jogador assim...:D

    Anónimo says:

    quem te disse que percebias de bola enganou-te bem!

    Caro Anónimo

    O Dr. Étcetera percebe de tudo, inclusivé da bola.
    Trata-se de um mero post de opinião e o facto de o anónimo não concordar com ele, não significa que a análise esteja incorrecta. É a opinião do Dr. Étcetera.
    Porque não comentar as suas discordâncias, ao invés de se limitar a afirmar que o Dr. não percebe do assunto?

    Anónimo says:

    Ao Manuel Machado dos Blogues

    Caro amigo, fico feliz em saber que os sportinguistas continuam a representar aquilo que podemos chamar de "os eternos insatisfeitos". Não chega o facto de ser um clube em total bancarrota e ter que transportar o seu plantel em cadeirinhas especiais no seu bus, pois ainda têm, em conjunto c/ os seus amigos provincianos, de achincalhar os clubes que valem por aquilo que são e não pelo mal que dizem dos outros, para se fazer valer.
    O que é certo é que continua a ser mais importante para um sportinguista ou especialmente para um portista, uma derrota benfiquista, do que uma vitória do seu próprio clube.
    Senão vejamos: não importa para o Manuel Machado dos blogues que tenha que dividir a luta do título com o Porto, mas é certo que o benfica fique em terceiro para gaúdio daqueles que são-de-todos-os-clubes-menos-do-benfica e-às-vezes-são-do-Porto-ou-do-Sporting .
    Tal como os grandes líderes, O Benfica desperta EM TODOS, grandes ódios e paixões; passa, passou e passará por altos e baixos mas continuará sempre lembrado em todo o Mundo como Grande.

    PS: Queria dar um abraço a todos os adeptos do leixões que se apresentaram (num café em Viana-do-Castelo)em igual número que adeptos benfiquistas, para atentamente assistir ao primeiro milho da Superliga.
    Não acham que o Manuel Machado falou muito bem depois do jogo com o Sporting.

    Doorman (assim manda pinta)

    Anónimo says:

    este etecetra e tal já anda a xatear. sempre com a mania k é culto e k sabe de bué de cenas e k sabe excrever. tem sempre opinião.deves ser o maior aí da tua aldeia!!!! sim, pk braga é uma grande aldeia!! exte senhor deve ser mesmo lagarto...mas este ano o campeonato é noxo!!!e a taça!! e a heineken cup!!! e vamos longe na liga dos campioes!! o adu e o cardozo ja incomodam muita gente...ainda nos vamos rir muito de voxes!sempre com dor de cotovelo...SLB 4EVER!!

    Unknown says:

    Em primeiro lugar, quero agradecer as gargalhadas que me proporcionaram. Depois, agradecer também a correcção: Liedson, sem acento.

    Ponto de ordem: devo dizer - ao anónimo, ao xalana e ao Jaime Pacheco dos comentários (aka doorman) - que o meu texto tinha um condão irónico. Parece-me uma imbecilidade ter que dizer isto, mas, enfim... É que bastava estar atento ao título e, pelo menos, fazer um ligeiro esforço para o perceber, ao invés de se deixarem seduzir pela fúria que parece - como direi - obnubilar a inteligência dos "frustrados da bola"... Sim, porque se há coisa que não sou é "paineleiro de café" ou "analista de sofá", sendo que, em contrapartida, não me falta nada para ser palhaço. Mas lá está, quem sou eu para dizer aos outros, os que se levam sempre a sério, como deveriam viver a vida?

    P.S.- O xalana escreve bem melhor do que o doorman!

    Anónimo says:

    fdx... há gaijos que nem ler sabem

    Anónimo says:

    já era de esperar... etcétera no seu melhor!

    já tinha lido o texto mas esperei até que pousassem por cá os benfiquista... estava visto que os ceguinhos da bola iriam ter coisas para dizer... isto é vinham a correr ladrar os lugares comuns e às merdas sem sentido que o palerma do LFV lhes impõe. cambada de ignorantes... nem sentido de auto-crítica têm!

    na bancarrota estão todos. TODOS e o benfica apesar das ajudas da câmara de LX e das negociatas com os betoneiros não está melhor, caso contrário tinha ficado com o simão, manuel fernandes e miccoli ou não? se calhar têm melhor e estes não faziam falta... deve ser isso... têm o mantorras e o chinês...

    depois é exactamente pelo benfica valer por aquilo que é - grande raciocínio oh doorman - que se podem escrever coisas semelhantes às que o etcétera escreve: o benfica é uma merda! é tão GRANDE como uma unha partida... basta ires ao blogs de benfiquistas e leres o que eles dizem: NINGUÉM acredita nesta equipa e neste treiandor.

    para acabar que os benfiquistas daqui nem são grd coisa - "passa, passou e passará por altos e baixos mas continuará sempre lembrado em todo o Mundo como Grande" isto é maravilhoso -.

    o grande líder é o Fidel. o benfica é um clubezeco que vive à custa dos títulos que ganhou no tempo do salazar... o problema é que agora os bons jogadores já não são convencidos com umas jolas e uns tremoços...

    o xalana devia era ir para a primária! canalha ignorante!

    Unknown says:

    Meus senhores, longe de mim quer ficar com o estigma do Diácono Remédios, mas não "havia necessidade" de começarmos com injúrias! Cada um diz o que quer e bem entende, e depois o contestatário pode muito bem refutar o que dito, deixando de lado os ataques ad hominem e cingindo-se ao tema... A insultar alguém, insulte-se a minha pessoa, que eu já me vou habituando a isso, ou então o Rui Santos! :-) Contudo, não se esqueçam de que isto é "APENAS e SÓ" futebol...

    Anónimo says:

    Ao Dr. House dos blogues:

    É que bastava estares atento ao título para perceberes que o comentário é também ele um comentário nada sectário e sem ponta de ironia...
    E bastava igualmente ter feito uma simples tradução literal para perceberes quem sou...
    Enfim uma faca de dois legumes!
    Abre os olhos, senão ficas c/ a mania da perseguição.
    Abraço.

    PS - Desculpa ainda não ser tão eloquente como tu, mas ainda não considerei a hipótese de ser "mestre" das letras.

    Unknown says:

    Ora, foda-se!!! Eu bem sei quem tu és!! Meu crazy speedy nights...

    Achas que se não tivesse percebido quem eras que tinha passado cartão ou que teria feito o reparo que fiz - em tua "defesa", diga-se (sim, porque eu, ao contrário de gajos que nasceram em Lisboa e que cresceram em Vila Verde, ainda finco pé pelos amigos) - às 10.33?

    Mais, como deves calcular, a piada do xalana - esse grande maluco que, pensando melhor, já estou também a ver quem é - só a fiz por saber que eras TU e, consequentemente, para meter nojo e, como sabes, meter nojo é, a par de dar pena, uma das minhas especialidades!

    Vá lá, não me obrigues a fazer aqui uma declaração de amor! Embora sejas pouco paciente (lol), és, como diz o Melão, uma putinha engraçada!

    Anónimo says:

    oh porteiro apesar do nosso kéfrô ter a mania que é muito espertinho (pode ser que um dia se foda bem fodido) vou ter de lhe dar razão e dizer que se percebe que ele sabia que eras tu e que decidiu gozar contigo... eu se fosse a ti vinha para aqui contar umas histórias que nós sabemos para ver se ele gosta... umas que envolvem uns certos trabalhos de espionagem a uns determinados vestiários de umas determinadas empregadas de um determinado restaurante... a ver se a credibilidade deste begueiro não ia logo pó galheiro! ou uma certa recusa a uma determinada mulher (boa como o deus me livre) numa determinada discoteca de uma determinada cidade devido a problemas físicos do nosso dr... é que quem lê as merdas que este gajo escreve deve pensar que está perante um senhor e vai-se a ver é o merdas que nós sabemos... um roto, pé descalço e um azeiteiro de nível 1 e um arruaceiro sem educação... é ou não verdade? :-D

    oh etcétera não queres contar a tua aventura no basket em vila do conde? diz que fizeste sucesso por lá... nem uma palavrinha não é meu caralho? belo garibú é o que tu és, meu cromo! põe-te fino que ainda vou criar um blogue chamado os segredos do dr. etcétera, com umas fotos tuas de quando tinhas aqueles óculinhos todos bonitos e um cabelinho à tunning... aí é que te vou foder... :-D

    Anónimo says:

    -----PAZ------

    A partir de agora só discuto futebol na adega, com chouriça na mesa e com o Zé ébrio - esta última parte é superflua.
    Esta merda dos blogues é muito farsolas... A discussão demora muito tempo e um gajo tem de pensar muito pra pensar quem são os intervenientes em jogo.
    Puta da tecnologia......

    Unknown says:

    Só para avisar que o anónimo e sonâmbulo indivíduo das 2.23 é (apesar de ainda não estar a ver muito bem quem é o paneleiro) uma pessoa que eu muito estimo e com quem jamais me atreveria a gozar... :-)

    Eu sabia que isto de partilhar as vicissitudes do nosso quotidiano com pretensos amigos iria, mais tarde ou mais cedo, acarretar problemas para a minha persona... :-)

Powered by Blogger