3 coisas que provam que andam a gozar com a nossa cara (e um sábio a dizer o que ninguém quer ouvir)

O buraco do BPN poderá chegar aos 2. 400 milhões de euros. Estes dados surgem de um relatório do Banco de Portugal. São (só) mais 600 milhões de euros do que as perdas apontadas pelo Governo no início do ano. Quem paga? 3 hipóteses: eu, tu ou nós?! Mas atenção, o BPN já recebeu perto de 3. 500 milhões de euros em apoios de tesouraria da CGD. O buraco é tal que ninguém sabe bem onde começa e onde acaba, pois parece crescer de dia para dia.
Depois destes trocos gastos, eis que o Governo aprova a (re)privatização de 100% do capital do BPN, em 2 blocos: 95% para o comprador e 5% reservados para os trabalhadores. É como no zoomarine, recolhem os animais moribundos, tratam, recuperam e devolvem ao habitat natural. Pena ser numa escala de milhares de milhões de euros.
Por estas e outras brincadeiras, alcança-se o recorde nacional na posse do Governo de Guterres. 2 orçamentos rectificativos num ano (o de Guterres foi em 2OO1). Ninguém segura a dívida pública (dificil, com estes "negócios"...). Este último, pelos vistos, não é por causa do aumento da despesa mas por "insuficiência de receita". Assim, o limite de individamento do estado português vai subir 4. 900 milhões de euros. Aquela coisa que tens agora e pagas depois. Mas pagas.
Ainda bem que Bruxelas está com a paciência a terminar e vem tomar conta disto... Espero que chegue a tempo...





"Se caíssem 2 ou 3 bancos nem se notava"

0 Response to "3 coisas que provam que andam a gozar com a nossa cara (e um sábio a dizer o que ninguém quer ouvir)"

Powered by Blogger