Anda tudo louco

Que país é este?

O orçamento de estado para 2010 podia ser mais ambicioso, já que a redução prevista de 1% do défice é pouco ambiciosa. Tinham de cortar na despesa e aumentar a receita. dar a quem precisa e retirar algum a quem muito tem. A tributação dos prémios dos administradores dos bancos é mais do que justa. Quem ajudou os bancos? Quem é que tem lucros astronómicos sem ajudar as pme’s e os particulares? A banca claro… Vem agora Ricardo Salgo, presidente do BES, afirmar que a tributação sobre os bónus pode levar "gente muito valiosa" a abandonar Portugal. Todos para fora! Será que o ordenado mínimo auferido pela maioria da população faz com que abandonem o país?

Quem também não têm qualquer tipo de responsabilidade cívica são os funcionários públicos, melhor, os sindicatos. Exigir aumentos salariais astronómicos para 2010?! Não se questionam se o Estado pode suportar tal encargo e não tentam sequer saber qual o aumento salarial dos outros trabalhadores. Só serão aumentados aqueles que vão passar dos 450 para os 475€, pouco mais. Ainda por cima ameaçam com greves.

Há aqueles que têm muito e querem ainda mais. Do lado oposto, surge quem nada tem e tenta fazer a “multiplicação dos pães”. Vivemos num país de extremos totalmente opostos.

Quem devia ser aumentado de forma substancial são os milhares de pensionistas que vivem com 180€ por mês. Estes sim deviam fazer greve, mas greve a quê? Nem voz têm para protestar. Só nas urnas, mas mesmo aí o resultado é incerto.

Quais tgv’s e aeroportos? Deviam dar alguma dignidade a quem precisa mesmo. Fiscalizar os processos de atribuição do rendimento social de inserção, as baixas fraudulentas, os subsídios de desemprego a quem trabalha sem estar declarado obtendo, deste modo, dois rendimentos, os falsos recibos verdes, as condições de trabalho, os concursos públicos, … Querem obras públicas úteis? Que tal construírem mais habitação social?

Isto sou eu a pensar alto…

0 Response to "Anda tudo louco"

Powered by Blogger