do rigor da comunicação social…

Muitos foram aqueles que, no final do ano transacto, assumiam erradamente o fim de 2009 como o fim de mais uma década da história da humanidade. Erradamente, porque esta década começou em 2001 terminado apenas em 2010.

Motivo simples: nunca existiu um ano “0”.

Mas o Jornal de Notícias consegue ir mais longe. Correctamente termina a década em 2010, mas essa mesma década começou, para o JN em 2000.

ng1235185[1]

Temos assim uma década com 11 anos.

O que virá a seguir?

9 Response to "do rigor da comunicação social…"

  1. Anónimo says:

    isto é chover no molhado...quando não há mais nada que falar mais vale estares calado (no caso quieto):)

    Anónimo says:

    as décadas não é como os séculos em história. estás errado

    Então explica lá como funciona as décadas e, já agora, qual foi a primeira década DC?
    Para mim terá sido do ano 1 ao 10...

    Anónimo says:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Decada

    Anónimo says:

    O valério tem toda a razão! Deixe-se lá de mesquinhiçes senhor anónimo.

    Meu caro, pelo menos leia as páginas que refere.

    Na página referida (http://pt.wikipedia.org/wiki/Decada) diz: "Uma década designa uma série de dez unidades. É também a designação de duas unidades de tempo correspondentes a períodos de dez dias ou de dez anos".

    Por isso eu dou uma ajudinha...
    2000 - 1 ano
    2001 - 2 anos
    2002 - 3 anos
    2003 - 4 anos
    2004 - 5 anos
    2005 - 6 anos
    2006 - 7 anos
    2007 - 8 anos
    2008 - 9 anos
    2009 - 10 anos
    2010 - 11 anos

    Logo, uma década, segundo a página que referiu e com a qual não concorda, 2000-2010 nunca será uma década...

    Anónimo says:

    este Miguel vem para aqui discutir o sexo dos anjos. Uma década são 10 anos, que pode começar num ano qualquer (10 cardinal).
    Quando se fala na decada de 20, geralmente começa-se a contagem em 20, porque é ordinal.
    no teu primeiro ano (ano um - ordinal) de vida também não tinhas 1 ano (cardinal). no teu segundo ano de vida, tinhas 1 ano, no terceiro tinhas 2.

    Meu caro,

    Eu não vim discutir nada, limitei-me a constatar um facto.

    Anónimo says:

    mas quem falou em 2000-2010? (sem ser o JN) para mim é de 2000 a 2009.

Powered by Blogger