De Luto pela Selecção

Uma das poucas coisas que me fez ficar feliz com a nomeação do Sr. Queirós(z???) para selecionador nacional foi a facto de ele ser um apaixonado pelas camadas jovens e pelo futebol de formação em geral. Pensei que, com ele, este novo vício de usar estrangeiros na selecção NACIONAL talvez terminasse.

Mas enganei-me onde pensei nunca me enganar. O Prof., o homem dos Sub. 21, o campeão de Riad, também ele enveredou pela solução mais fácil e rendeu-se aos encantos liedsianos. Já antes se tinha tentado colocar um fulanito qualquer das favelas a jogar com os nossos craques mas sempre houve quem desse uma última palavra e resistisse. E nem por isso deixamos de chegar à final de um Europeu e às meias-finais de um Mundial. Mas não, algum dia tinha de ser. Já estava aberto o precedente diziam eles. E parece que está mesmo aberto, escancarado é a palavra!!

Fui contra o Deco (Rui Costa, Tiago, Hugo Viana, Carlos Martins, Ruben Micael, Zé Pedro, Nuno Assis, Silas). Enojei-me com o Pepe (Nuno André Coelho, Rolando, Ricardo Carvalho, Carriço, Jorge Andrade, Miguel Vítor, Beto, Bruno Alves, Zé Castro). Para a frente ficou, de facto, um vazio pós pauleta. E um vazio dificil de colmatar pois Ronaldo e Danny não acertaram na adaptação, Almeida e Nuno Gomes parecem não convencer e o resto que foi mostrado soube a muito pouco.

Mas sempre fomos um pouco órfãos de homens-golo. Mas o nosso futebol é assim, feito de trás para a frente, em crescendo, com circulação de bola e passes ao primeiro, segundo toque mas sempre com espaço para os mágicos Figo, Rui Costa, Pedro Barbosa, JV Pinto, etc. etc.

Caramba, em 2000 Jogamos com o Sá Pinto na frente e era um mimo ver jogar os NOSSOS!!!

Claro que os grandes não ajudam muito com a sua constante aposta em prata de fora. Sobra o Postiga, o Sá e o Nuno Gomes. Muito pouco, mesmo muito pouco.

Mas ainda me lembro de ver uns jogos em que uma selecção de branquitos de Leste, tipo a Polónia ou a Hungria, tinham lá no meio um fulano mesmo daqueles pretos enormes tipo o Outara que andou pelo lado verde da 2ª circular. E os comentadores riam-se e gozavam com aquilo e eu ria também e pensava que por cá não havia disso. Mas isso foi antes do mágico sentar o verdadeiro artista Rui Costa no banco. E foi este o estúpido precedente. Querer um fulano só porque é bom jogador. Mas a selecção não é isto. Se não temos um avançado agora vamos trabalhar nesses futuristas centros de estágio para sul americano ver na construção de avançados para a selecção. Nem sei como não foram buscar o Stoijkovic, um dos melhores guarda-redes da Europa. Mal por mal preenchiamos o buraco da baliza. Não marcamos mas também não sofremos. É nas camadas jovens que cresce uma selecção NACIONAL e não nos restos de 120 milhões. Bons ou não.

Agora, mais que nunca, tenho razões para vestir o equipamento secundário, preto, de 2008 da selecção de todos nós e também de algumas familias e vizinhos brasileiros. Porque a selecção que era de Portugal morreu e nem que esse senhor marque 30 golos... é o precedente...


1 Response to "De Luto pela Selecção"

  1. Unknown says:

    quero é o hulk na selecção. isso é que vai valer. ahahahahah

Powered by Blogger