rui, este sim é de política
Ontem assisti no Hotel Turismo a uma sessão debate sobre Políticas Educativas Municipais, promovida pela Coligação Juntos por Braga. Fiquei impressionada pela quantidade de pessoas que se deslocou, numa segunda-feira à noite, a uma sala (quente) de hotel para discutir políticas municipais. E se calhar não deveria ficar impressionada...tudo começa na educação. Uma boa educação, a introdução de boas práticas educativas no desenvolvimento quer cognitivo, quer social, de uma criança é fundamental. Fundamental para o desenvolvimento de uma família, fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade.
Numa altura em que a pedagogia apresenta iniciativas/actividades capazes de contribuir para o crescimento holístico do indivíduo, Braga ainda anda a discutir como é que uma escola não tem sequer um chuveiro, janelas em condições, entre outros...
Apregoa-se tanto a obra que se faz, inauguram-se tantos centros, parques,...., mas não se discutem as práticas, os recursos! Segundo oiço dizer (devo assumir que não tenho conhecimento directo), a Câmara Municipal nem sempre assegura sequer os professores contratados para o tempo complementar...
Embora sejam múltiplos os factores que condicionam o desenvolvimento de uma criança, a sua educação escolar representa enorme significância. Uma aposta clara, que não passe apenas por obras em recintos escolares, é uma forma clara de apostar nos cidadãos. Os problemas sociais que a comunidade apresenta neste momento deveriam servir de "alerta". Estes podem, em parte, começar a ser debelados por aqui.
Nota: sem querer estar aqui com ataques, gostaria de referenciar uma questão que poderá ser refutada por quem assim entender. Há uma diferença significativa entre as 2 maiores candidaturas à CMBraga, isto pelo que leio por aí. Numa há folclore e reuniões que na prática se traduzem em almoços e jantares com um ou outro indivíduo. Na outra, há folclore e discussão por área temáticas e tomadas de posição, como podemos ver pela iniciativa de ontem.
Foi uma iniciativa muito interessante.
A apresentação feita pelo Prof. Bento impressionou pelo cuidado e conhecimento com que foi descrita a Educação (em particular a escola pública) e, infelizmente, a total insensibilidade da Cãmara Municipal de Braga (pelo menos nos últimos 15 anos) em relação a este tema.
Ficou clara a urgência de mudar um modelo autárquico exausto e sem credibilidade (que continua a cometer erros e mais erros).
já e altura da autarquia ter maior responsabilização na educação no concelho de braga. quero ver como vai ser se o rio ganhar...