Orgulhosos.

Só há uma coisa que ainda não compreendi - quem já fez, por favor, perdoe a minha menos clara destreza - na comunidade homossexual portuguesa. O que é aquilo do "orgulho gay"? É eu não tenho orgulho algum em ser heterossexual. Orgulho, orgulho tenho em ser do Sporting. E presumo que não seja a isso que se refere a dita máxima.

Honestamente, parece-me inacreditável que o Estado não ainda garanta os mesmos direitos a todos os cidadãos e é neste contexto que me solidarizo com as pessoas e associações que se manifestam contra todas as formas de segregação e discriminação. Contudo, não posso deixar de notar que as lutas pelos direitos dos homossexuais têm vindo a concentrar os seus esforços apenas na expressão deixando cair em depauperação o conteúdo. O slogan a que me refiro é disso exemplo.

Acredito que o mesmo tenha sido idealizado na vivência de uma realidade imediatamente desesperante e historicamente repudiada. Acredito também que tenha sido suscitado pelo desespero humano - sim, porque há certamente muita gente desesperada no meio desta injustiça - por objectivos próximos e outros longínquos, por condições que têm a sua raiz no mesmo mundo que os defronta, e, acima de tudo, pela experiência de um obstáculo, cuja natureza tem contornos obscuros e se encontram RELIGIOSAMENTE alicerçados numa maquiavélica concepção do mundo. Contudo, não posso deixar de referir que o slogan é infeliz e limita-se a retratar o universo ao abrigo do qual existem as coisas mais radicalmente aptas para exprimir a total ausência de significação.

0 Response to "Orgulhosos."

Powered by Blogger