As cartas estão em cima da mesa. Podem começar a jogar.


Como já todos nos tinhamos apercebido, o actual Presidente da Câmara vai-se voltar a recandidatar nas próximas eleições de Outubro, tendo feito o anúncio no dia de ontem. Pela frente vai ter Ricardo Rio pela segunda e última vez, independentemente do resultado das eleições. Agora que já conhecemos os candidatos da duas maiores forças políticas do concelho, tenho algumas questões que durante a campanha gostava de ver resolvidas. Uma dessas questões prende-se com os Bairros Sociais. Considero que estes bairros foram um mal necessário por forma a poder-se acabar com as barracas. Construiram-se vários bairros na cidade, designadamente os de Santa Tecla, Enguardas, Complexo Habitacional do Picoto, Maximinos. Quem lida diariamente com o mundo dos tribunais em Braga, rapidamente se aperceberá que a grande franja dos processos crimes existentes são oriundos desses bairros. São verdadeiros guetos que se tornaram em verdadeiras escolas do crime, antros de droga e isolados do resto cidade. Já se percebeu os inúmeros problemas que estes bairros levantam e urge terminar com estes cancros que contaminam parte da nossa cidade. A minha pergunta é simples: O que candidatos à CMB pensam fazer para resolver o problema dos bairros sociais?

4 Response to "As cartas estão em cima da mesa. Podem começar a jogar."

  1. Mais uma vez fomos premiados com a candidatura do Engenheiro Mesquita Machado e como não podia deixar de ser surgem por esta altura perguntas que merecem respostas, mas esta em particular merecia resposta por parte do candidato socialista considerando que foi ele mesmo que criou a situação. De ceteza que se fosse confrontado teria uma resposta com um bom grau de comodidade e com direito a promessa de resolver o problema no próximo mandato. Mas o busílis da questão aqui é se não teve estes anos todos para o fazer. Mais uma promessa leviana.

    Anónimo says:

    eu acho que eles não pensam sobre isso, porque isso dá trabalho.

    Pois é, caro Bruno.
    Eis chegado o momento. É altura dos Bracarenses se definirem: ou optam por manter o status quo e continuam pelos cafés da cidade dizendo "isto é uma vergonha" ou votam na alternativa. E essa é uma candidatura competente, credível e audaz. Um projecto de cidade que se compromete com as pessoas. Tem um rosto que é Ricardo Rio, mas é a candidatura para todos os Bracarenses.
    Quanto à questão que colocas é importante que se reflicta. A melhor estratégia, quanto a mim, passa por uma empresa municipal que já existe, mas que não faz o que podia fazer: a BragaHabit. A melhor forma de resolver o problema passa por perceber que Braga tem mercado habitacional em excesso. Assim, importa adquir (arrendar) alguns dos milhares de fogos devolutos e incluir as famílias mais carenciadas em convívio com as famílias que já moram nesses prédios. O exemplo de civismo e educação dado pelas outras famílias é fundamental para o enquadramento social dos que para lá vão morar. É evidente que não se pode colocar várias famílias oriundas de bairros sociais num mesmo prédio. Isso é transferir um problema para outro sítio. A ideia é colocar uma e só uma família em cada um dos milhares de prédios devolutos em Braga. Parece-me uma solução que corresponde aos anseios de todos: acaba-se com os Bairros Sociais, integram-se as famílias problemáticas dando-lhes a possibilidade de ter uma vida melhor e desafoga-se o mercado imobiliário.
    Um grande abraço,
    Hugo Soares

    Caro Hugo,

    A solução do problema passa por aí. Concordo com a solução apontada. Isso quer dizer que, depois das famílias transferidas, poderemos ter demolições nos bairros referidos?

Powered by Blogger