Braga

ora bem, este não é um exercício fácil. Braga é a minha cidade, sempre foi, sempre será! Adoro viajar e pretendo fazê-lo toda a vida mas sei que voltarei sempre aqui! é aqui que está a minha gente, é a esta que eu chamo a minha terra, aquela que está profundamente enraizada na minha forma de ser!
vivi, até aos 16 anos na aldeia de este s.mamede. cresci, passava lá os dias, na aldeia de este s.pedro. fui muito feliz. sempre que lá estou, sou sempre um bocadinho mais :) como disse, fazem parte de mim!
as 16 mudei-me para uma freguesia mais urbana e apercebi-me da diferença que os espaços têm na vida das pessoas. o mal de braga é que não oferece as condições necessárias a uma vida de qualidade. a nossa braga urbana não soube desenvolver-se! não conseguiu crescer sem morrer um pouco em cada prédio :( mesmo os edifícios mais característicos, mesmo o centro, sofrem constantes ameaças em nome do tão proclamado "desenvolvimento"...

como disse, gosto muito de viajar e conhecer diferentes realidades, formas de ser e estar. tive já oportunidade de conhecer cidades que oferecem todo o tipo de equipamentos e infra-estruturas de uma cidade desenvolvida e isso passa também por oferecer aos cidadãos espaços de lazer dignos, tratados e proporcionais à população que alberga! é essa a minha mágoa em relação à minha cidade...os espaços verdes são cada vez menores, basta olhar para a encosta do bom jesus, para a encosta de espinho, para a encosta de s.mamede... as pessoas procuram encontrar nestes locais aquilo que não encontram na zona urbana e, com isso, estão a transformar a zona periférica em zona urbana :S
adoro a minha cidade, quero-a de volta!
Nota: escrevi este texto inserido na iniciativa do blogue. avisei que não seria um exercício fácil. não o escrevi pretendendo atribuir-lhe um significado político. é precisamente o oposto, todas as posições políticas que tomo, inclusivé a filiação na JSD devem-se ao que está igualmente na génese deste texto e não o contrário.

3 Response to "Braga"

  1. Pois é Joanita espero que em 2009 a gente consiga mudar o executivo camarário e a cidade comesse a mudar de rumo...

    Gostei do texto e do teu saudosismo da Aldeia

    Unknown says:

    Deixa lá! Agora, moras num sítio bem melhor! E com umas vizinhas bem gostosas, né? :-)

    "pódis crê dotô" eh eh eh

    alex, o saudosismo da aldeia vai terminar...já estou a tratar de regressar às origens! :)

Powered by Blogger