mas falando em fenómenos sociais...

sou técnica de formação e neste momento, entre muita outra coisa, estou a recrutar formandos, mais especificamente jovens que queiram obter o 9º ano de escolaridade. esta semana reuni com uma miuda que estava lá inscrita para lhe explicar o funcionamento do curso, perceber se estaria motivada para a frequência do curso, entre outros.

a rapariga tem 17 anos, possui o 7º ano de escolaridade e a 1ª coisa que pergunta qdo se senta ñ é a duração do curso, tão pouco a certificação que confere ou a área profissional a desenvolver. a miúdo diz: "eu só queria saber qto é q vcs me vão pagar" a minha cara de parva!!!!!!inspira joana, processa joana!! mas então ñ quer conhecer o percurso, saber mais do curso? os formandos dos cursos de jovens recebem subsídio de alimentação e tb de transporte caso necessitem para se deslocarem para a formação.

resposta: então ñ quero porque em outubro faço 18 anos e aí já posso fazer um curso de adultos onde já ME PAGAM (ñ recebo, pagam-me!!) mais. é que tou a tirar a carta de carro e dava-me jeito, sabe?!?

minha resposta: ms sabe que a formação é para que se qualifique e procure emprego, não para tirar a carta e comprar carro!

por esta altura já destilava veneno!!! então qdo penso que aquela sonsa arranjou maneira que eu e toda a gente que desconta lhe pague a carta e, provavelmente o carro....os descontos que eu faço são a prestação de um carro! mas ela é q vai ficar com ele!!! aos 17 anos a miúda tem já incutido o vício dos subsídios!


Nota: não se pode tomar a parte pelo todo. o meu trabalho tem destas coisas mas tem outras absolutamente gratificantes. esta semana falei com a mãe de um formando que me diz que nem reconhece o filho pois chega a casa e fica a passar os cadernos até terminar de rever as aulas desse dia! estes cursos são para miúdos com perfil de insucesso escolar, note-se! :)

3 Response to "mas falando em fenómenos sociais..."

  1. Apesar do triste episódio ter já decorrido há algumas horas, ainda presenciei a estupefacção e revolta interior da Joana que, ao tentar ajudar alguém a dar um novo e positivo rumo à sua vida, descobriu estar perante mais uma pessoa que interiorizou a filosofia dos encostados da vida…

    Concentra-te nas coisas "absolutamente gratificantes" que referiste! De facto, há exemplos fantásticos que nos lavam a alma e nos levam a acreditar que, afinal, vale a pena! :)

    Unknown says:

    Cambada de parasitas! E o que é que fizeste? Puseste o caralho do processo em andamento, certo? Foda-se lá para este país! São esses cursos pagos e a cena das novas oportunidades! Qualquer dia também vou escrever sobre essa bela merda que o José "o facilitador" Sócrates inventou... Este lorpa deve querer toda a gente formada recorrendo aos métodos que ele usou...

    dr., eu defendo a iniciativa novas oportunidades! acho q tem bastante mérito e é extremamente importante para a qualificação da população portuguesa!

    agora, seria necessário introduzir algumas alterações na conceptualização deste programa de forma a credibilizá-lo! este assunto foi alvo de uma conversa muito interessante na iniciativa da jota, pensar jota, pensar portugal! fale que eu comento ;)

Powered by Blogger