Mais vale tarde...

Em resposta ao repto que me foi lançado sobre os momentos e figuras a destacar em 2008, e pese embora já o tenha feito noutra escala noutras paragens, aqui ficam as minhas escolhas:

A figura do ano:

- Nacional

Francisco Penim, ex-director do terceiro canal. Conseguiu tornar a SIC, pela primeira vez desde a sua fundação, a terceira classificada entre as chamadas "generalistas". Foi ele o responsável por uma estratégia desastrosa de programação de contra-ataque, perdeu em todas frentes, alterou o horário do programa de Herman José umas vinte vezes, até perceber que não era muito avisado tentar contrariar o fenómeno Gato Fedorento. Além de tudo isto conseguiu defraudar as expectativas de quem esperava dele uma mudança no panorama televisivo português (não nos esqueçamos que fora este o homem que lançara as (r)evoluções SIC Radical, SIC Comédia, SIC Mulher).

-Internacional

Richard Dawkins, o biólogo, evolucionista, ateu e o mais que quiserem. Sendo certo que não é apenas dele o mérito, não menos certo é que se tornou no mensageiro da razão, no ponta-de-lança de um debate que se pensava encerrado, mas cujas evidências se mantêm controversas. Mais do que pelo combate ao criacionismo, Dawkins destacou-se por facilitar a "saída do armário" dos ateus americanos. Foi em 2007 que se assistiu a esta mudança do paradigma politicamente correcto em que os ateus eram como as bruxas "que las hay, las hay", mas em que ninguém sabia onde estavam. De um grupo passivo passaram a intervenientes activos e perfeitamente cientes do seu papel na sociedade.

Acontecimentos do ano:

- A escalada do preço do petróleo, o caso Maddie, o referendo à despenalização do aborto e o "soco" de Scolari.

1 Response to "Mais vale tarde..."

  1. Concordo em absoluto o que escreves sobre o Dawkins. A revolução na Europa foi em 2006... A Portugal chegou um pouco mais tarde... Para não variar!

Powered by Blogger