Para Pensar, reflectir e copiar o que for de aproveitar.
Num País com imensos motivos para se detestar, aqui está um exemplo de como assuntos que devem dar sinais positivos à população e que as fazem ter fé nas instituições são tratados.
Bernard Madoff apanhou a pena máxima de 150 anos de prisão, devido ao seu já famoso esquema criminoso de fraude.
Aqui está um exemplo em que as situações são investigadas, as pessoas acusadas, julgadas e condenadas (ou absolvidas, se fosse o caso) dentro de um prazo deveras aceitável para os cidadãos.
Os presentes na sala aquando da leitura da sentença bateram palmas quando a ouviram. Eu também bateria palmas, não pela sentença em si, que considero totalmente desproporcionada mas para aplaudir o Sistema Judicial norte-americano e todos os seus intervenientes, nas diversas fases, desde a investigação à condenação.
É com situações destas em que os ricos, poderosos e "inatingíveis" são tratados de forma igual pela Deusa que supostamente deverá estar vendada que se ganha fé no Sistema.
Cá em Portugal também parece existir motivo para "sorrir", atento o despacho de acusação proferido contra Jardim Gonçalves e mais 4 ex-administradores do BCP. Entre os crimes está Burla Qualificada e Fraude. Enquanto tantos gritavam por causa do BPP e BPN, surge esta notícia, onde parece não ter entrado o "Correio da Manhã" e outros que, com o auxílio do próprio MP, se fartaram de dar facadas no moribundo segredo de justiça.
A ver vamos quanto às cenas dos próximos capítulos, pois aqui há sempre a possibilidade de fazer um julgamento ter mais episódios e durar mais que uma telenovela.
Uns quantos meses de investigação e julgamento (meio ano). Pena Máxima levou o Sr: Madoff.
Por cá há quanto tempo decorre a investigação do BCP (mais de ano e meio) e do BPN e do BPP?
E o que se espera? Uma "pena" insignificante.