Intervenção do PS

Congratulam-se pela gestão socialista...Laboratório de Nanotecnologia, TGV, projectos de envergadura nacional...

Sai o velhinho slogan "É Bom Viver em Braga"! Um reflexo do passado, presente e futuro.

Novidades no PS: não falam da variante...que estranho!

3 Response to "Intervenção do PS"

  1. Em bom rigor a congratulação foi para a candidatura da Rede de Cidades para a Competitividade e Inovação, constituída pelos municípios de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão, onde Braga é o municipio líder desta candidatura.


    Transcrevo na íntegra a Declaração Política proferida, pois, não sei se por lapso ou por questões de parcialidade, nem referem o tema da Intervenção.

    Com os Cumprimentos,
    J. Miguel Corais
    (Membro da A.M. do PS)

    REDE DE CIDADES POLIS XXI -
    UM QUADRILÁTERO URBANO PARA A COMPETITIVIDADE,
    A INOVAÇÃO E A INTERNACIONALIZAÇÃO



    Recentemente assistimos em Braga à apresentação da candidatura da Rede de Cidades para a Competitividade e Inovação, constituída pelos municípios de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão.

    Esta candidatura surge no âmbito do programa da “Política de Cidades Polis XXI” promovida pelo actual Governo e Braga surge como município líder desta candidatura.

    Esta iniciativa é um reflexo do dinamismo criado na nossa cidade, reconhecendo o sucesso dos vários projectos em que nos envolvemos e das várias políticas até aqui desenvolvidas pelo nosso município.

    É claro que não queremos anunciar vitória antes da decisão, mas não podemos deixar de classificar a iniciativa como meritória e congratularmo-nos com o envolvimento do Município de Braga.

    É mais uma iniciativa que reconhece o espírito empreendedor da nossa cidade e o nosso desenvolvimento. É mais uma que se vem juntar a muitas outras que recentemente são anunciadas, das quais destacamos: a instalação do Laboratório Ibérico da Nanotecnologia que será uma realidade em 2009, a ligação ferroviária à Alta Velocidade e o projecto Braga Digital.

    É verdade que não é necessário lembrar aos Bracarenses a obra que a gestão socialista do Município de Braga tem vindo a desenvolver, pois estes não se esquecem e a prova é a confiança depositada nos sucessivos actos eleitorais.

    Não podemos, nem devemos ignorar que nos últimos tempos têm surgido vários sinais de reconhecimento de que estamos no bom caminho para a Modernidade, que no essencial estamos no rumo certo e que o futuro não passa ao nosso lado, mas define-se aqui, com vitalidade e entusiasmo. E mais, confiam-nos a responsabilidade de empreender projectos ambiciosos e de envergadura internacional.

    Recordam-se, por certo, de em Julho do corrente ano, quando nós aqui mencionámos na nossa Declaração Política “Em 2009 Ainda Será Melhor Viver em Braga”, que a propósito das oportunidades da instalação do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, o município desempenharia um papel facilitador para que a nossa cidade captasse uma indústria que beneficiasse e usufruísse do resultado da investigação que se iria fazer, e se proporcionasse um ambiente propício à criação de novos negócios e empregos, atraindo novos quadros do espaço ibérico?

    Pois aqui temos um exemplo. E não é inocente ter sido o nosso município a entidade promotora deste projecto.

    Esta candidatura é um bom exemplo de como a gestão socialista do Município de Braga partilha de uma visão estratégica para o nosso concelho e de como a actual dinâmica nele imprimida beneficiará com a cooperação com outros concelhos e instituições que permitam que os nossos projectos usufruam de uma maior escala e massa crítica.

    A captação de empresas, investimentos, empreendedores e profissionais de conhecimento intensivo estará facilitada se esta Rede funcionar em pleno, como esperamos.

    As possibilidades de emprego aumentarão se tivermos projectos de mobilidade que façam a ligação eficiente e económica às quatro cidades.

    A afirmação internacional, a inovação e a investigação no nosso concelho e região será mais fácil se o fizermos conjuntamente com as outras cidades que constituem o Quadrilátero Urbano.

    Os projectos culturais e o turismo ganharão dimensão pela via da promoção conjunta e pelo alargamento do público que esta Rede poderá proporcionar.

    O Theatro Circo, a par de outros equipamentos culturais e desportivos, poderão ganhar outra dimensão e ser um símbolo da nossa região.

    Este passo acabado de dar não surge isoladamente; é, antes, um reflexo do passado e do presente que se irá reflectir no futuro.

    Sabemos que não há pretensão de uma liderança explícita de nenhuma das cidades integrantes neste projecto, mas também sabemos que a integração de Braga é central, e os projectos que de futuro se concretizarão, tais como o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, o TGV, entre outros, contribuem para conferir um especial significado a este Rede Urbana.

    Desejamos que esta candidatura seja uma das cinco escolhidas e, de futuro, este tema seja várias vezes citado, significando que este projecto estará em desenvolvimento. Sabemos que a sua concretização se prolongará no tempo e não se consolidará em meses nem num ano, mas sim em vários anos.

    Este projecto, avançando, como esperamos, poderá dar um contributo importante para a colocação, na prática, da Regionalização, da qual acreditamos ser necessária a sua concretização para o desenvolvimento harmonioso do nosso país.

    Por fim, acreditamos que este é um pequeno passo – mais um - dado pelo nosso município que, por certo, irá traduzir-se num grande passo para os bracarenses e habitantes do Baixo Minho.

    Fica feita a rectificação.

    Agradeço a correcção efectuada. Espero que compreenda que estavamos a escrever à medida que os oradores faziam a sua intervenção. É complicado reter tudo.

Powered by Blogger