Também estou a ler "O Alienista" do Machado de Assis, mas só tem 85 páginas...

Na 5ª linha, da página 161, do livro Mulheres de Charles Bukowski, lê-se:

«Eles encarregavam-se disso. Mas tinha de ter cuidado.»

Na 5ª linha, da página 161, do livro Todo-o-Mundo de Philip Roth, lê-se:

«vez mais obcecado por pensamentos de natureza»

Já que tenho fama de petulante, mais vale também ficar com o proveito. É isso, sou um indivíduo que lê livros ao mesmo tempo, como quem come de boca aberta. Esta merda da corrente, fez-me pensar. Os livros são uma espécie de dever macio que se cumpre. Baforada de final de dia escorrido em plácidas esplanadas. Estadias recorrentes, onde se regressa sempre para tornar a saborear os dias de anos anteriores, tornam-se partes da nossa vida. O livro mostra: o futuro deposita o coração no passado. E, hoje, este blogger, não periódico e absolutamente desalinhado, conta um pouco do mundo de quem nele (ou por ele) escreve, o que constitui pretexto suficiente para interromper rotinas e assinalar o momento. O Dr. Etcétera (momento Jardel), o blogger mais atentamente desatento a norte do rio Douro, há-de continuar muito provavelmente como sempre foi: sem projectos, ao sabor dos humores, das perplexidades e das alegrias do seu ethos. Nunca terei outra linha editorial que não seja a que deriva da observação empírica, desordenada, do que vejo e do que pressinto. Do que tenho e do que me falta. Cá continuarei. Espero.

Bem, não faço ideia se vou reincidir nas nomeações. Portanto, peço desde já desculpa por alguma repetição. Assim, passo a bola ao meu amigo Pedro Morgado, ao Fernando Pessoa - que me parece um gajo capaz de responder assertivamente a este desafio, ao Exmo. Sr. Dr. futuro presidente cá do burgo, ao João Marques - que é, depois de mim, a pessoa que melhor domina a língua de Camões em toda a blogocoisa bracarense, e finalmente a esta senhora. De fora, e como represália, fica a senhora Joana Fernandes por ainda não ter anuído ao convite que lhe foi endereçado.

6 Response to "Também estou a ler "O Alienista" do Machado de Assis, mas só tem 85 páginas..."

  1. Vou adaptar um dos hinos da Briosa (Académica prós leigos) para responder ao supremo elogio do dr.

    "dr. se escrevesses no céu,
    lá iria só pra te ver,
    dr. se escrevesses no céu,
    lá iria só pra te ver,
    Escrever e vencer"

    (Aviso: soa melhor cantado)

    P.S.: A resposta ao desafio segue dentro de instantes

    Caro dr.,

    Já aceitei o convite, falta apenas receber a formalização do mesmo, suponho..

    Ainda assim, em boa hora ele não se realizou porque o livro que estou a ler não tem 161 páginas, pelo que não poderia cumprir com a corrente! (também não gostaria de abrir um precedente! desde corrente de ouro ao pescoço - blhac - até sms's ou mail's, apago tudo!! já perdi o verdadeiro amor mil e uma vezes - pensei que só existia um, a cinderela estava errada - já morri ou pelo menos perdi anos de vida...enfim!)

    Joana

    S. G. says:

    Aceito o convite com muito gosto. A esta leio o seu post. Leio neste momento, como podem ver no blog, José Luís Peixoto, "Cemitério de Piano". Deixarei a minha citação amanhã.

    E depois isto tem de continuar não é?

    Tenho de reenviar o convite a 5 pessoas?

    (Antes agora que amanhã quando estiver a ler o livro que o Vasco Pulido Valente abomina - e que poderia ser menos intelectual).

    Um abraço e Obrigado pelo convite.

    S. G. says:

    Esqueci-me de dizer que já li esse do Philip Roth e é uma maravilha.

    :)

    Caro Etcétera, agradeço o desafio.
    Já respondi no meu blog.

    Abraço.

    A minha resposta chegou por antecipação. Veja aqui.

    Cumprimentos,
    PM

Powered by Blogger