A minha escola é milhor ka tua




Numa época em que tudo quer tocar o efémero, em que este é elevado ao estatuto de epíteto do sucesso, em que o que é "in" ou "out" é ditado pela "MTV" ou pelos "Morangos", em que roupas/looks e personalidades se misturam numa promiscuidade que ameaça as segundas em prol das primeiras, é bom de ver que há coisas que (ainda) não mudam.

É sobretudo notável como às instituições serve o velho dizer "a idade é um posto", e não é à toa que assim se passa. Não se pode, por muito boa vontade, empenho e trabalho que se dispense, criar a excelência. Ela é o resultado de uma maturação de processos, uma sabedoria (ou, hodiernamente, na fórmula mais "hip" um know-how) e uma segurança que só se conquistam, nas instituições como nas gentes, através de uma evolução serena mas segura.

Ora, sendo eu um orgulhoso licenciado da muy nobre e bela Universidade de Coimbra (concretamente da sua mais antiga faculdade - a de direito), muito me satisfaz confirmar aquilo de que nunca duvidei, a minha é a melhor universidade portuguesa.

Isto é sobretudo importante por duas razões, uma já assinalei (a vitória da maturidade sobre a efemeridade, não sendo estes perfeitos antónimos, bem o sei), a outra prende-se com a constante e mentirosa propaganda, que não sei bem a quem atribuir, de que a Universidade de Coimbra já não é o que era, que agora tudo mudou, que já foi ultrapassada em muitos aspectos pela grande maioria das outras universidades portuguesas. Nos últimos anos confesso que, com justificado espanto, via reproduzida para com Coimbra a atitude paternalista que temos para com um velho, a quem se reconhecem os méritos passados, mas cuja senilidade parece trair a argúcia de outros tempos.

Bem sei que haverá muitos que desvalorizarão o ranking, outros que dirão que se trata somente da globalidade e não da análise específica curso a curso que pretenderiam. Certo é que os resultados são claros e Coimbra está aí para ficar.

Que isto sirva de lição e estímulo às outras universidades portuguesas e não apenas de título honorífico.

0 Response to "A minha escola é milhor ka tua"

Powered by Blogger