apenas um dos 4 filhos desta senhora não nasceu antes de chegar ao hospital!
Importa referir que: neste caso, o encerramento da maternidade de Amarante (a mais próxima) não teve qualquer influência nesta ocorrência. "Mesmo que estivesse aberta, não teríamos hipótese de lá chegar"
não tenho tido tempo para muito mas ainda vou lendo uns blogs pelo caminho...e, depois de ler isto pensei...este governo é a eficácia por definição! Temos de reconhecer, finalmente vai verificar-se o aumento da taxa de natalidade!!!
Já para não falar do aumento dos combustíveis...qual 30Km/hora qual quê?!?! o aumento dos combustíveis, isso sim...vai baixar a taxa de sinistralidade rodoviária!!!
PS: Cara lady, que raio fizeram ao blog?!? parada gay? a parada gay fica a perder, em larga escala, para o blog!!! nem sei como consegui ler o post! ih ih ih
A crise financeira nos Estados Unidos está a dominar o primeiro dia do Forum Mundial de Davos.
Algum pessimismo e as incertezas em relação à evolução da economia mundial terão dominado o ambiente no arranque da edição deste ano do fórum que debate temas globais da actualidade.O Fórum de Davos (www.weforum.org) reúne habitualmente mais de 2 000 participantes, desde responsáveis políticos, a especialistas e responsáveis de diferentes sectores.
Voltando ao tema da crise financeira, ao contrário da Reserva Federal americana, que decidiu baixar as taxas de juro, o Banco Central Europeu ainda nada fez para tentar inverter o cenário de crise que muitos já dizem estar instalada.
A Europa reage devagar à crise e ficou mais uma vez demonstrado o pragmatismo norte-americano. A Europa ainda finge que a crise não é nada com ela.
"Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008 Arquivado o inquérito da queixa de José Sócrates contra mim. Foi arquivado o Inquérito n.º 28/07.0TELSB relativo à queixa intentada pelo cidadão José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa e primeiro ministro enquanto tal contra mim, António Balbino Caldeira, conforme despacho da senhora procuradora-geral adjunta dra. Maria Cândida Almeida (directora da DCIAP) e da senhora procuradora-adjunta dra. Carla Dias, datado de 18-1-2008 e que há pouco recebi.
O motivo da "queixa do cidadão José Sócrates e primeiro-ministro enquanto tal", que finalmente posso revelar, foi a minha referência ao "centro governamental de comando e controlo dos media" no post "Rasganço domingueiro" em 7-4-2007 (e à "força de encobrimento e contra-informação do centro de comando e controlo do Gabinete do Primeiro-Ministro" no post "Páscoa da Cidadania", ainda de 7-4-2007) e a questão do MBA curso/grau.
O Ministério Público arquivou e mandou notificar o cidadão José Sócrates e primeiro-ministro para deduzir, se o entendesse, no prazo indicado, acusação particular. José Sócrates não deduziu acusação particular contra mim e o Ministério Público determinou o arquivamento dos autos.
Agradeço, neste momento, ao meu excelentíssimo advogado, Dr. José Maria Martins, a sua defesa intransigente, fruto da sua competência, desassombro e tenacidade, que resultou em mais este veredicto, a solidariedade da comunidade íntima dos comentadores e leitores deste blogue, dos irmãos blogueiros que conquistam, pelo risco da palavra, em cada hora, a democracia e a liberdade de expressão colectiva e individual - em especial aqueles que sofreram acusações e perseguições pelo que escrevem -, bem como à minha família, alunos, colegas, conterrâneos e tantos portugueses, e estrangeiros, que se solidarizaram comigo nestes dias críticos para a cidadania lusitana. Deus os abençoe! Publicado por António Balbino Caldeira em 1/22/2008 04:48:00 PM".
Como conjugar urbanismo e saúde mental? O é que a História e o Marketing têm em comum? Quais as relações entre Jornalismo e Poder? Porque é que Comércio e Cultura devem andar de mãos dadas? A blogosfera é um espaço de cidadania cuja importância se tem acentuado ao longo dos últimos tempos, tornando-se num pólo de importante participação cívica. Em muitos casos, o palco blogosférico tem substituído as tertúlias dos velhos tempos. Ainda assim, a discussão virtual não tem a alma da conversa viva em que o pulsar das ideias se sente no vigor das palavras entoadas e dos argumentos cruzados. É com este espírito que os blogues minhotos descem à cidade para Conversas Improváveis em que se propõe conjugar temas tantas vezes desencontrados. Ao longo de seis meses, alternando entre a Velha-a-Branca e o Salão Pedro Remy, na última segunda-feira do mês, três bloggers conversam com duas personalidades de áreas (mais ou) menos interligadas no quotidiano dos dias.
PRÓXIMA CONVERSA - 25 FEV - História e Economia - Pedro Remy
Morre Luiz Pacheco e o país, entre aplausos, dispara os clichés esperados: um escritor 'incómodo', 'maldito', 'provocador'. Estranha situação. Quem é 'incómodo', 'maldito' ou 'provocador' não parte sob aplausos. Verdade que, em Portugal, existe o hábito cínico de achar que a morte melhora sempre o carácter. Mas quando se é verdadeiramente 'incómodo', 'maldito' ou 'provocador', nem a morte faz milagres. Sobram duas explicações possíveis. Primeiro, os elogios dirigiram-se à obra, não ao homem. Ou, então, os elogios dirigiam-se ao homem porque o homem não era 'incómodo', 'maldito' ou 'provocador' coisa nenhuma. Pessoalmente, alinho pela sua segunda tese. Obra? Duvidoso que o país tenha lido Comunidade ou O Libertino Passeia por Braga, dois opúsculos com interesse pelo retrato de uma certa marginalidade existencial mas que dificilmente se constituem como 'obra'. Sobra a hipótese do 'provocador' Pacheco, na verdade, não ter provocado uma única alma. Um 'provocador', no sentido elevado do termo, não se limita a disparar insultos aleatórios sobre a fauna disponível. Porque ele sabe que, disparando sobre tudo, o mais provável é não acertar em nada. Um 'provocador' provoca porque propõe: uma visão alternativa do mundo que indigna ou inspira em partes iguais. Como na prosa de Eça, no teatro de Oscar Wilde, no jornalismo de Paulo Francis. Luiz Pacheco nada propunha que o distinguisse da orgia verborrágica que é própria da catilinária reles. Sem consciência, sem consequência. Não admira que, na hora da morte, o escritor 'maldito' tenha sido bendito pela pátria agradecida. Para um 'provocador', haverá pior certidão de óbito?
"A tentação de impor a continuidade de Mário Lino é uma aposta perdida. Porque não há ecopasta no Governo (...) capaz de reciclar um ministro tão desacreditado e que excedeu o seu prazo de validade".
Ocupo grande parte das minhas horas de lazer ao ar livre. Lá, tenho aquilo a que chamo de uma disponibilidade para o contacto sensorial, uma espécie de obscuridade e de silêncio. Não raro, dou por mim anulado do espaço e perdido nas conversas que todos os outros à minha volta estão a ter. Um arrepio acaba por se centrar nessa capacidade activa de ganhar vida à custa da passividade de outros alguéns. É aqui que é exigida a presença de uma alteridade disponível para o encontro e para o toque.
Hoje, não foi diferente. Duas jovens de relevo significativo discutiam a importância da beleza e da rotina diária a que esta obriga. A desatenção é a máxima atenção, indigência suportada por um só nome transformado em excesso exterior: insegurança. Ambas concordavam que se arranjavam para elas. "Gosto de me sentir bem comigo própria". Esta é uma das frases mais enganosas que circula na nossa vida social. A questão é muito simples. Mesmo na solidão de um quarto, perante o espelho, na pele enrugada de um banho, até no mais fundo respirar da memória, há uma miríade de olhos que são convocados. Sejam eles os olhos activos de outros significativos - o/a amante -, sejam os olhos desconhecidos de um transeunte que passa na corrida matinal. Todos espelham um consentimento amplo acerca das formas mais estimadas de belo. Portanto, o "comigo mesmo" é mediado por uma pletora de valores e ideais culturais. Sombras projectadas. Como na fotografia da Laetitia, quantos de nós já não sofremos sós, pelas nossas próprias mãos, na procura de uma ausência vital do corpo? É aqui que convivemos com o lado desconhecido e perturbante do Homem. Um acto distraído dos dedos que circundam o corpo proporciona o excesso da tal atenção. Já dizia Herberto Helder, "enche-se por si mesmo, um copo". O que vemos não é auto-flagelação. Nem um sentido de densa comiseração. É, isso sim, uma flagelação anuída, socialmente prescrita e ontologicamente promovida.
Estes segredos contrariam as verdades vomitadas nos ouvidos predispostos dos outros. Há uma relação simultaneamente complementar e ao mesmo tempo uma perspectiva dicotómica. Todos sofremos pelos olhos dos outros na precipitação - ver ou ser visto - e todos esquecemos a convulsa matéria no nosso próprio abismo, socialmente trabalhada na paisagem da nossa culpa. No fundo, nunca conseguiremos anular o sentido de abismo, para além da superficialidade das coisas, a nossa matéria mantém segredos inviolados que nos permitem um vislumbre da nossa realidade; a superfície da nossa matéria só se mantém estruturada à custa de uma outra verdade profunda.
Masturbação estética? Não, nada disso! Mesmo em frente a um espelho, só há sexo grupal ou auto-estimulação assistida. Do you know what i mean?
O Benfica contratou um romeno. Esse romeno tem 20 anos e chama-se Sepsi. Um romeno que tem 20 anos tem obrigatoriamente hi5. O Sepsi também. Andei por lá e já temos cerca de 20 amigas em comum. O bom gosto de Sepsi começa e acaba nas mulheres.
Na Roménia, o buraco na camada de ozono está num estado já muito avançado. Como podemos constatar nesta fotografia. Os romenos, até mesmo dentro de casa são obrigados a usar óculos de sol.
Vestido com o traje tradicional da Roménia capitalista. Uma espécie de enfermeiro sado-maso.
Pronto para a sauna no balneário da Luz. Mais um jogador "à Benfica". Os seus acólitos, os adeptos, estão visceralmente prontos para a desgraça. Adivinham-na. O Sepsi também.
a propósito do GRANDIOSO CONCURSO aqui lançado, vejo-me na necessidade de definir algumas das regras, isto depois de terem chegado até mim tentativas explícitas de suborno!!!
atendendo a que nenhuma delas envolvia uma A4 ou o Robert Redford com 30 anos e porque, acima de tudo, sou uma rapariga de princípios...aceitarei contributos para a constituição de um júri ou de regras para a constituição de um regulamento.
PS: se bem me conhecem este post é apenas uma forma de promover o dito concurso. quem manda sou e quem decide sou eu! :) nahh...aceito mesmo!
Se MM estivesse mais preocupado em defender os interesses dos bracarenses em vez daqueles do seu partido, se desse guarida aos nossos problemas em vez de a conceder aos mefistofélicos desmandos da Sócrates Boys Band, talvez, mas só talvez conseguíssemos ter o nosso hospital pronto a tempo e horas (que é como quem diz com 20 anos de atraso).
O secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades homologa segunda-feira, em Braga, o contrato-programa inerente a um dos projectos mais importantes de sempre para o desenvolvimento desta região, o projecto "Um Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização".
Gostei da boina do Berardo. Só não consegui ver se dizia Kangol à frente.
Gostei das perguntas dos jornalistas, principalmente daquela grande inovação no domínio da oralidade que se traduziu na repetição infinita da questão: "Acha que é agora que esta merda vai acalmar?"
Gostei de ver o Júdice. Está de boa saúde. É bom para ele. E eu fico contente por isso.
Gostei do Cadilhe. Mas todos sabemos que ninguém com aqueles óculos consegue ganhar eleições em Portugal. Se ainda fosse como lá fora, que até de fato de treino se pode ir à televisão, agora por cá, népia! Bigode, ainda vai... Agora, óculos à Max Wright não dão hipóteses a ninguém! A culpa desta merda da imagem valer ouro é do panilas do Cláudio Ramos.
Não gostei que nenhum jornalista - nem mesmo os da TVI ou aquela da SIC que apanhou um tiro no Iraque e que desde então parece alucinada do testo e que não deixa que nenhum dos seus entrevistados conclua uma puta duma frase que seja - não tivesse perguntado aos "pequenos accionistas" se estes são membros da obra, vulgo Opus Dei. Fica sempre bem, acho eu. E, depois, sempre podia imaginá-los a serem chibatados em nome de qualquer coisa que eles lá sabem.
O Millennium-BCP passa agora a ser liderado por dois ex-administradores da Caixa Geral de Depósitos, conotados com o Partido Socialista. Carlos Santos Ferreira e Armando Vara tornam-se assim nas duas principais faces do maior banco privado nacional.
José Sócrates, invocando ética da responsabilidade, decidiu não referendar o Tratado Reformador. O primeiro-ministro apresentou dois argumentos: por um lado, afirma que o tratado já não é o mesmo, por outro, a ratificação por referendo criaria um precedente, que levaria outros países a seguirem o mesmo caminho. Todavia, onde está o reforço da legitimação democrática do processo de construção europeia, previsto no programa de governo?
O incumprimento de promessas eleitorais ao sabor das conveniências, descredibiliza a classe política e agrava a crise de legitimidade da democracia representativa.
A lei da paridade obriga à introdução de uma percentagem de mulheres nas listas para os diferentes organismos. A lei está aprovada, será aplicada e é necessário pensar nela!
Sou contra esta lei por diversos factores e um deles fica patente neste discurso: "Começa a ser complicado arranjar mulheres politicamente válidas", referiu Virgílio Macedo, salientando que "arranjar mulheres para as listas é fácil, o difícil é arranjar mulheres com qualidade".
Não querendo aqui impôr um discurso feminista, o que pergunto é: todos os homens que estão envolvidos politicamente são válidos? e sendo, onde se formaram?
Uma parte das mulheres e dos homens que militam e participam não possui formação e, algumas vezes até, qualidade... é um problema social e estruturante!
Como disse e repito, considero a iniciativa louvável, mas deixo uma sugestão: porque não estender essa iniciativa formativa a ambos os géneros e a diferentes faixas etárias? Se a ideia principal é captar e formar quadros para posterior integração nas listas, porque não o fazer com todos?
O amor não existe. O amor é fetiche. O amor é triste. O amor é como Deus, quanto mais o procuramos, mais ele foge de nós. O amor é a "menina" a quem pagamos 25€ por uma mamada. O amor não é nobre, o amor é pobre. O amor é nada, não tem preço dizem eles...coitados... O amor é para todos os que se não possam dar ao luxo de "apenas" (...coitados...) fornicar. O amor não é o reverso do ódio, é seu amigo e confidente. O amor detesta-nos, em nos chamando outro fito não é o seu que não o de nos usar e destruir e maltratar e condenar a toda uma vida de vazio. O amor não sugere, conspira. O amor não é Roma quando lido ao espelho, antes é Tróia, na sua história se revendo e regozijando com semelhantes destinos. O amor não dilata, retrai. O amor não é nós, é ele, ele e só ele e mais ninguém. O amor não é coração, é entranha. O amor não constrói, destrói, o que dele fica são as histórias das suas vítimas nunca as dos seus (in)sucessos. O amor não é cego, nem cegueira produz, ele é a águia do desprezo, fazendo-nos rastejar bem sabendo que por ele suspiramos. O amor não é justo, nunca foi, nunca será. O amor não é cinema, é novela de televisão...coitados... O amor é dos fracos, por eles inventado para protelarem a impotência do carácter. O amor detesta Nietzsche, e é cobarde porque nunca lho disse. O amor não é ilusão, não é crença, não é Deus...O amor é Dostoiévski, é sujo, é ordinário, é criminoso. O amor é isto. E mais que isto não é Jesus Cristo como dizia o outro, mais que isto é que desisto... Coitado...
O amor é uma merda! Uma merda que faz rir. Como o Cavaco a ministro da cultura, por exemplo. O que sei, independentemente disso, é que não há nada melhor para nos afagar os processos de angústia ou de dor do que saber que há quem nos trate, olhando-nos fundo na alma, querendo perceber um bocadinho da nossa dor. O amor é um bom fim para uma vida. Uma utilidade fugaz: é melhor do que não ter nenhuma.
P.S.- É favor enviar o prémio para a minha pessoa via canais oficiosos. Obviamente, que tudo o que não incluir pornografia, basquetebol (de preferência o NBA Live para a PS3), futebol, poesia ou culinária será devolvido ao remetente. Obrigado!
Parece que os "pequenos partidos" não vão ser extintos se não tiverem os 5000 militantes. O PS está disposto a alterar esta alínea da Lei dos Partidos, cedendo aos protestos dos vários dirigentes do PNR, MPT, PPM e outros. Ganha a democracia!
A um mês do famigerado dia dos Namorados, lanço a seguinte questão:
sendo certo que o que anda no ar é a humidade, onde anda o amor?
O que pretendo saber é, na vossa opinião, onde anda o amor? Românticos e românticas da blogosfera, puxem do don juan ou da jane austen que está dentro de vós e participem!!!
será nos anúncios Jamba? esperemos que não!
será nas sms que passam em rodapé na Praça da Alegria? uuuuiiiiiiiiiii
será nos livros do Alecrim ou da Sabrina?!? ok, esta foi mesmo má por isso vou parar por aqui!
A melhor resposta tem direito a um prémio, naturalmente! Uma vez que o Fontes não tem orçamento (pelo menos acho que não tem) e o meu orçamento é igualmente limitado, pensei que o prémio podia ser a oportunidade de o vencedor escrever aqui uma declaração à sua cara metade :) (vou ver se o patrão permite...deixas Bruno?)
"O Eng. José Sócrates presume que os portugueses apoiam sempre aquilo que não percebem. A avaliar pela popularidade do Governo nas sondagens, a presunção é razoável".
O “dedómetro” foi uma inovação introduzida nos hospitais que veio substituir o velhinho livro de ponto, com o objectivo de aumentar a produtividade. Tenho constatado precisamente o contrário! O pessoal está todo lá a horas, não digo que não....Mas não estão é a trabalhar, estão sim a tomar o pequeno almoço, a conversar, a pagar as contas no multibanco....Há muito a fazer num hospital!! Agora, cirurgiões e anastesistas começam a recusar marcar cirurgias uma hora antes de por o dedo para sair porque a cirurgia pode demorar e não querem dar horas aos hospital sem serem remunerados. Estas horas extra-ordinárias para serem pagas tem que ser justificadas pelo chefe de serviço, pois caso não sejam, estes não recebem. A classe que mais contesta esta medida é a classe médica, pois afirmam que não são prisioneiros e não querem ser controlados. Será esta uma medida que realmente aumenta a produtividade? Terão os médicos razão em achar que ninguém tem o direito a controla-los? Deixem as vossas sugestões e opiniões!
Bom, falta respeito. Não andamos a jogar nada de jeito, mas o respeito é bonito. Não se desrespeita quem se ama a não ser quando se está sem tino. E, mesmo assim, só para chorarmos a seguir, sem desculpa possível. Sei do que falo. É uma metáfora. Uma espécie de ratoeira para as emoções.
Ok, ia já predisposta a gostar, admito! Mas a verdade é que o filme me surpreendeu, mesmo muito! Com excelentes piadas pelo meio, resulta numa impressionante "chamada de consciência" para o povo ocidental!! O filme choca pela "ligeireza" com que se fala da intervenção americana no exterior, na guerra e nos interesses nacionais e internacionais, entre outros...
Pelo meio uma "piada" referente ao assassinato de Bhutto (o pai, não a filha) que serve perfeitamente para nos lembrar que apesar de ter como pano de fundo a "guerra-fria", o assunto é perfeitamente actual!
PS: não tenho qualquer aspiração a crítica de cinema e ainda bem! o melhor que podem fazer é verem vocês mesmos! :)
O Governo resolveu conceder os retroactivos do aumento das pensões relativamente ao mês de Dezembro em virtude de apenas terem sido decididos em Janeiro e não em Dezembro, como até então era habitual. Tiveram então a ideia peregrina de não devolver umas dezenas de euros aos pensionistas de uma só vez, mas aos bochechos aos poucos ao longo do ano (menos de um euro por mês). Um dos melhores ministros deste Governo, às vezes, tem destes disparates.
Alguém se esqueceu de dizer a Sócrates que Governar um país é função de 4 anos e não de 6 meses. Se quiser e puder que faça como o Barroso, no entretanto, que se lembre de quem o elegeu e para quem governa - Portugal e os portugueses, e esses queriam o referendo.
A nova lei de Acesso ao Direito (34/2004, regulada pela portaria 10/2008) é dos maiores vexames por que já passou a advocacia, quando não a justiça. Senão vejamos, estipula-se (entre outras pérolas que não cabe aqui citar) que a consulta jurídica seja remunerada ao modesto e brando preço de €25. Qualquer acupunctor (ou lá como se chama) não espetaria um alfinete, quanto mais cem agulhas; Uma meretriz de rua nem o belo do fellatio consideraria (julgo eu); Qualquer médico deixaria morrer o seu paciente por uma quantia tão ridícula. No entanto, os advogados, fruto de uma persistente e inqualificável campanha de descredibilização, devem aceitar de bom grado, com um sorriso na fronha e agradecer. Pior, o belo do Estado, acha que os advogados são seus funcionários. Só pode, de outra forma seria incompreensível o bónus que oferece aos mandatários oficiosos se estes lograrem o acordo/resolução do conflito em momento anterior ao da audiência de julgamento - no caso, €100.
Ou seja, o Ministério da Justiça, aproveitando-se da precarização/proletarização da advocacia, e ao invés do que é a sua obrigação, lança dois tiros fulminantes e, quem sabe, mortíferos, ao coração de uma profissão cuja egrégia génese é inviolável. Por um lado diz-nos que os serviços que prestamos valem tanto como um corno de marfim falso vendido numa qualquer feira de fim-de-semana; Por outro, não hesita em lançar a cenoura da resolução pré-judicial com um prémio mísero de €100.
Com tudo isto tenta matar dois coelhos, o de excesso de processos (da maneira que as coisas estão não faltarão advogados a tudo fazer para receberem aquele extra) e o do enfado de ter de pagar aos advogados pelos serviços que estes prestem (embora aqui só parcialmente).
Esquece-se, porém, de que pôr os interesses dos clientes contra os dos advogados (que é disso que se trata) é o princípio da morte da relação "sagrada" entre mandatário e respectivo patrocinado. Esquece-se que menorizar os advogados é menorizar o Estado de Direito e, concomitantemente, menorizar-se a si próprio. Esquece-se que os problemas da Justiça em Portugal não passam pela desjudicialização daquela e que o excesso de processos, ou melhor, o excesso de processos concluídos, não se resolve "subornando" vergonhosamente os advogados (???€100???) para que estes lhe facilitem a tarefa.
Valha-nos a decência e o respeito pelo Código Deontológico! Que nos sobre em protesto o que nos falta em dinheiro!
O primeiro-ministro, José Sócrates, decidiu propor a ratificação do Tratado de Lisboa por via parlamentar. O anúncio oficial à Assembleia da República será feito amanhã, durante o debate quinzenal.
Só a Irlanda seguirá pela via do referendo por ser, constitucionalmente, obrigada a fazê-lo.
pior que a música pop dos anos 80...só mesmo a música alternativa dos anos 80!!!
Isto tudo para dizer que o meu sobrinho ainda não nasceu e é já o orgulho da tia!!! :) vai hoje a minha sisse para o hospital e o puto está a dormir em plena ecografia :)
resultado: para a semana há mais, ainda não foi desta!!!
"Apesar das minhas leituras de economia, ainda não percebi porque é que os nossos bancos privados têm de passar a ter gestores públicos seus concorrentes quando fazem asneiras."
Carlos Fiolhais, Professor Universitário in Público
Aparentemente a Rainha Elizabeth II é uma nerd, uma verdadeira obcecada pelas novas tecnologias. A sua última "paixão" é a nova consola da Nintendo, a Wii (lê-se úi).
O novo fenómeno do mundo das consolas não a deixou indiferente, tendo esta "usurpado o trono" a William, legítimo possuidor daquela.
Para quem ainda não conhece as potencialidades desta consola, fica aqui o vídeo. Imaginem a rainha nestes preparos.
P.S.: Isto deu-me uma ideia...hum... Memo: Presentear o Presidente da República com uma Wii, pode ser que fique menos rígido, mais descontraído e assim aproveita e joga com Sócrates que é um fanático da "desportividade". Com jeitinho ainda o convence a governar.
Por motivos óbvios. Por fazer parte dessa montagem capaz de implantar o terror, ao transferir da memória para as palavras esse elo ténue entre a vida e a morte. Morreu um dos últimos escritores. Imagem absoluta do desapego da realidade.
Em resposta ao repto que me foi lançado sobre os momentos e figuras a destacar em 2008, e pese embora já o tenha feito noutra escala noutras paragens, aqui ficam as minhas escolhas:
A figura do ano:
- Nacional
Francisco Penim, ex-director do terceiro canal. Conseguiu tornar a SIC, pela primeira vez desde a sua fundação, a terceira classificada entre as chamadas "generalistas". Foi ele o responsável por uma estratégia desastrosa de programação de contra-ataque, perdeu em todas frentes, alterou o horário do programa de Herman José umas vinte vezes, até perceber que não era muito avisado tentar contrariar o fenómeno Gato Fedorento. Além de tudo isto conseguiu defraudar as expectativas de quem esperava dele uma mudança no panorama televisivo português (não nos esqueçamos que fora este o homem que lançara as (r)evoluções SIC Radical, SIC Comédia, SIC Mulher).
-Internacional
Richard Dawkins, o biólogo, evolucionista, ateu e o mais que quiserem. Sendo certo que não é apenas dele o mérito, não menos certo é que se tornou no mensageiro da razão, no ponta-de-lança de um debate que se pensava encerrado, mas cujas evidências se mantêm controversas. Mais do que pelo combate ao criacionismo, Dawkins destacou-se por facilitar a "saída do armário" dos ateus americanos. Foi em 2007 que se assistiu a esta mudança do paradigma politicamente correcto em que os ateus eram como as bruxas "que las hay, las hay", mas em que ninguém sabia onde estavam. De um grupo passivo passaram a intervenientes activos e perfeitamente cientes do seu papel na sociedade.
Acontecimentos do ano:
- A escalada do preço do petróleo, o caso Maddie, o referendo à despenalização do aborto e o "soco" de Scolari.
Para a já anunciada vencedora, esta derrota foi um bastante humilhante . Hillary precisa de se redimir em New Hampshire. Mas ainda faltam 27 estados. A ver vamos ...
Situações de promiscuidade entre funções públicas e privadas, falta de regulamentação, deficientes metodologias de trabalho, sistemas de informação e gestão processual foram, segundo António Costa, algumas das irregularidades detectadas pela sindicância que, ao longo do último ano e a pedido do ex-presidente da Câmara, Carmona Rodrigues, passou a pente fino os serviços do Urbanismo da autarquia.
Considero excelente o papel de ambos os dirigentes, um ao pedir o procedimento, o outro ao assumir os resultados do mesmo com frontalidade!
Pelo menos dois autos de contra-ordenação foram levantados devido ao incumprimento da nova legislação sobre o tabaco, que entrou em vigor terça-feira e proíbe o fumo em recintos fechados.
Num destes casos, o cliente de um café recusou-se a apagar o cigarro, levando o proprietário do estabelecimento a chamar as autoridades. Quando lá chegou a polícia, o fulano já se tinha ido embora, não conseguindo o proprietário do café identificá-lo. Contudo, a PSP acabou por instaurar um processo de contra-ordenação ao queixoso, uma vez que este não tinha o dístico afixado. Curiosidades da nova lei.
O Governo aprovou hoje uma resolução prevendo a abertura de um concurso público para a criação de um novo canal generalista em sinal aberto na televisão portuguesa.
Tenho uma lamentável predisposição para a má-criação escrita, eu sei. Na oralidade nem tanto, quase nada - se calhar, até não. Garanto-vos ou não. A culpa não é dos meus pais, ressalvo-os aqui: é coisa minha. Tivera eu tiques e mais um determinado cortejo sintomático e seria candidato a que as senhoras e os senhores pensassem, de mim, o que Gilles de la Tourette pensaria. Não peço desculpa. E, para além, também sirvo de avivador de memórias. Poucas vezes, mas algumas. E isso é certo como os ingleses serem o povo mais feio do mundo. E dos que menos se lavam.
No que toca ao acontecimento do ano, escolhi a vitória do SIM no referendo à despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.
Há oito anos, para a mesma questão, por uma escassa margem de votos o "não" à IVG venceu o referendo e entendeu-se que a legislação não deveria ser alterada, mantendo-se o regime jurídico e que consistia, entre outras disposições, na aplicação de uma pena de prisão até três anos às mulheres grávidas que se fizerem abortar por outrém ou por facto próprio.
No dia 11 de Fevereiro deste ano, o Sim saiu vitorioso. Concorde-se ou não com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez "se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado", uma verdade é inelutável, foi uma grande mudança na sociedade portuguesa.
José Sócrates sucedeu a Angela Merkel na presidência da União Europeia. O papel da Chancelerina revelou-se essencial na "confecção" do Tratado Reformador, que depois seria assinado em Lisboa. A José Sócrates coube-lhe apenas as negociações finais, cooperando Angela Merkel em todo o processo. Parafraseando António Barreto, "Sócrates foi apenas a barriga de aluguer da Senhora Merkel".
Temos ainda que referir o seu trabalho na reaproximação da Europa aos EUA e marcando posições perante o senhor Putin.
Personalidade do ano: Nicolas Sarkozi... salva reféns, passeia-se por todo o lado, anda com uma modelo/cantora e fala francês :) seja como for, ñ tanto pelo mérito que possa ou não ter, mas mais pela postura que apresenta, é o meu eleito para personalidade do ano.
Acontecimento do ano: discurso do Mahmoud Ahmadinejad na Universidade de Colúmbia. Considero-o um bom suporte para uma reflexão sobre a liberdade de expressão, entre muitas outras coisas!
Muitos acontecimentos poderiam ser aqui mencionados mas nenhum apresenta resultados, por isso, lixem-se, trabalhem mais!
Ah, de referir ainda a impressionante atribuição do Nobel da Paz a Al Gore...para onde vai este mundo?!?
A nível regional e correndo o risco de parecer que estou a "puxar a brasa à minha sardinha", uma nota para a oposição (e não estou a falar apenas do PSD) que se faz em Braga. Digam o que disserem, a verdade é que o facto de dizerem alguma coisa já é uma conquista de relevo!!! A verdade é que o maior entrave ao desenvolvimento da nossa cidade está longe de ser o actual executivo..o maior entrave é a falta de participação, de interesse até, das pessoas! Outra nota de relevo vai para o Hugo e restante companhia! É impressionante o número de "miúdos" que tem participado nas nossas iniciativas, bem como a motivação que estes apresentam! Nem sempre concordando contigo, tenho de reconhecer o exelente resultado do teu trabalho (podes parar de te babar eh eh eh)
(esta foi a 1ª e, espero, única vez em que me referi à minha filiação partidária neste espaço. prometo que um dia destes digo mal de nós para compensar...mas vai ser difícil...upss, lá estou eu outra vez..eh eh eh)
Um blogue roubado à vontade de dizermos o que queremos. Por uma ilusão de liberdade num deserto de pedregulhos. Uma morte simbólica neste admirável mundo novo que se soçobra.
_________________________
Email: fontesdoidolo@gmail.com
Um espaço novo que integra um edifício (blogosfera) que alberga o conjunto arqueológico, de forma a protegê-lo e enquadrá-lo ao criar as condições climatéricas necessárias para que não se degrade.
Ao longo de seis meses, alternando entre a Velha-a-Branca e o Salão Pedro Remy, na última segunda-feira do mês, três bloggers conversam com duas personalidades de áreas (mais ou) menos interligadas no quotidiano dos dias.