Assinatura do Tratado de Lisboa

Hoje foi assinado com toda a pompa o tratado de Lisboa. O novo Tratado europeu, cuja redacção final foi dirigida pela actual presidência portuguesa da UE e aprovado na madrugada do passado dia 19 de Outubro, em Lisboa, pelos líderes dos 27 Estados membros, vai substituir a finada Constituição Europeia, que foi inviabilizada, em 2005, por referendo em França e na Holanda. Trata-se da nova lei fundamental da União Europeia, onde o nosso primeiro-ministro teve um papel importante na negociação final do Tratado. Outra proeza foi a sua assinatura em Portugal. O mérito tem de lhe ser dado.


2 Response to "Assinatura do Tratado de Lisboa"

  1. Como nacionalista que sou não deixei de sorrir por ver o Tratado assinado em Portugal, ter o nome de uma cidade portuguesa, ter sido assinado durante a presidência portuguesa da U.E. ao mesmo tempo que o Presidente da Comissão também é português e terem sido feitas no nosso português duas das principais intervenções (Sócrates e Barroso). Fico feliz.
    Só acho que que deste Tratado só vão ficar como lembrança as canetas de prata porque ser ractificado pelos 27 países é quase impossivel. A não ser que o façam sem a (para mim essencial) consulta popular.
    Pode ser que consiga comprar uma no EBay.

    Os líderes europeus estão a cozinhar precisamente isso. No caso de Portugal, nunca houve qualquer consulta popular, ao contrário de outros países europeus.

Powered by Blogger