Direitos Humanos na Cimeira Europa - África. Sim ou Não?

O principal já está feito. Conseguiu-se trazer a Portugal a "créme de la créme" daqueles que eu gosto de chamar os pricipais representantes da democracia "à lá africana": Omar Bongo do Gabão; Blaise Compaoré do Burkina Fasso; o líbio Khadafi; Teodoro Obiang Nguema Mbasogo da Guiné-Equatorial; Robert Mugabe do Zimbabue; Omar El Bachir do Sudão; José Eduardo dos Santos por Angola; Hosni Mubarak do Egipto, entre tantos, tantos e tantos outros...
Paz e estabilidade bem como Direitos Humanos são dois dos "quatro pilares"que o nosso Governo chama de eixo da futura cooperação Europa/África. Mas o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cravinho já foi avisando que não serão tratados nesta Cimeira "casos particulares".
O caso do darfur, a infindável guerra na Somália, a "Democracia" do zimbabue. serão coisas tão pequenas que seja assim tão fácil fechar os olhos??
Esta Cimeira será apenas uma forma de a U.E. não se deixar ultrapassar pelos E.U.A., Rússia e China nas relações económicas com os países africanos ou podemos esperar algo mais?
Será que Durão Barroso cumprirá o prometido e irá aproveitar a sua intervenção e o facto de todos estes sanguinários estarem presentes para lhes dar um grande "puxão de orelhas"?
O que valerá mais, Paz ou Petróleo?

2 Response to "Direitos Humanos na Cimeira Europa - África. Sim ou Não?"

  1. eu aposto no petróleo :(

    Unknown says:

    Pese embora eu aprecie bastante o gasóleo que faz mover o meu veículo, não tenho dúvidas em afirmar que prefiro pás, pás, pás, pás! Mas isso sou eu, é claro! :-)

Powered by Blogger