Sugestão Cultural

“Chegou o Outono, frio, chuva e sono.” Esta frase, que nunca esqueci, iniciava uma cópia de um dos meus nostálgicos livros da escola primária. Felizmente, e pelo menos durante este fim-de-semana, esta frase não fará qualquer sentido, pois a estação “das rentrées” e das folhas multicolores brindar-nos-á com temperaturas amenas e um sol radiante. Além disso, teremos algumas boas razões para renunciarmos ao sofá e à deliciosa languidez a que este nos obriga…

Sexta-feira, dia 26

Terão início as Jornadas Europeias do Património 2008, subordinadas ao tema “no património… ACONTECE”. Este evento é uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países e visa a “sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património”. Neste âmbito, será realizada, no espaço arqueológico musealizado da Fonte do Ídolo, uma exposição intitulada “As Fontes da Fonte do Ídolo”, que permanecerá aberta ao público até ao dia 19 de Dezembro (fiquem descansados, pois não será exposta qualquer fotografia ou objecto afim do Dr. Etcétera, nem de qualquer outro membro da equipa de redacção deste mui nobre blogue :).

Ainda dentro deste iniciativa, decorrerão, no espaço arqueológico musealizado das Termas Romanas do Alto da Cividade, um espectáculo de dança apresentado pelo Centro de Educação pela Arte – Arte Total (Sábado, às 17 horas) e um espectáculo musical pela Tuna Universitária do Minho (Domingo, pelas 17 horas).
O acesso à exposição e aos espectáculos é gratuito.

Na verdade, não só este fim-de-semana como também muitos outros que se lhe seguirão oferecerão uma enorme variedade de exposições, uma vez que, no primeiro sábado de cada mês, a partir das 17 horas, a Centésima Página, o Museu Nogueira da Silva, a Velha-a-Branca, o Museu da Imagem e o Espaço Cultural Pedro Remy inauguram exposições em simultâneo! Esta iniciativa intitula-se “5-em-linha”.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, realizar-se-á, no palco da Avenida Central, pelas 21 horas, um Sarau Barroco. Uma analepse histórica trará El-Rei D. João V ao Cortejo Real… (só é pena que com ele também não venham as toneladas de ouro do Brasil de que usufruiu, e de que maneira!)

Sábado, dia 27, dia de ir à feira…

Também no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, será promovida, na Avenida Central e até Domingo, a Feira à Moda Antiga, cujo cenário tradicional contará com lavradeiras, artesãos, produtos regionais, cantares populares e uma desfolhada minhota.

Se visitar o Centro Histórico de Guimarães, também poderá fazer uma viagem no tempo… Numa recriação de época do reinado de D. João I, realizar-se-á a Feira Joanina (das 10 às 19 horas). Segundo reza a História, o Mestre de Avis “manteve, ao longo do seu reinado, uma forte ligação a terras vimaranenses, sobretudo graças à sua grande devoção a Santa Maria de Guimarães que por ele intercedera na Batalha de Aljubarrota, em 1385.”

Domingo, dia 28

Será o último dia em que subirá ao palco do pequeno auditório do Theatro Circo (11 horas) a peça infantil “O Escaravelho Contador”, pela Companhia de Teatro de Braga.

Se ainda não sabe o que fazer na manhã de Domingo e acompanhar uma criança ao teatro não é, de todo, o programa que deseja, porque não tentar relaxar, contactar com a natureza e com uma diferente forma de promoção da saúde e do bem-estar? Participe numa sessão de yoga, no Complexo Desportivo da Rodovia, a partir das 11 horas (é totalmente gratuito e não precisará de acordar muito cedo:)

Um bom livro e um cenário outonal, acalentado pelo sol, poderão propiciar uma excelente tarde… (experimente ler alguns poemas de Miguel Torga, em pleno Gerês, no alto da Pedra Bela, e deixe-se perder na vista e nas palavras...)

3 Response to "Sugestão Cultural"

  1. Anónimo says:

    A concorrência nos blogues de braga está animada. Copiam-se os formatos! he he!

    Anónimo says:

    A haver cópia, ela está do outro lado! Basta até ver que, não raro, o indivíduo em questão aborda temas/notícias/opiniões aqui tratados sem fazer uma ressalva que é, eticamente, devida.

    Dr. Etc.

    Caro Anónimo

    Tem andado desatento.Já publicamos a sugestão cultural há largos meses, tendo apenas sido interrompida durante as férias.

Powered by Blogger