eu voto, e tu?
Sou por natureza uma rapariga dada à preguiça...basicamente, não sendo "obrigada" a isso, nada faço... Mas sou uma pessoa igualmente consciente dos meus direitos e dos meus deveres, daí que aos 18 aninhos tratei de me recensear para poder, daí em diante, exercer o meu direito de voto. Lembro-me perfeitamente de ter pensado: agora já és gente grande, tens responsabilidades :)
Conciliado com o meu desejo de tirar o Mesquita Machado da presidência da CMBraga por considerar que ele estava/está a destruir a minha cidade, este foi o motivo de me ter filiado na JSD por volta dos 19 anos. A ideologia "herdei" dos meus pais... a vontade de participar e, simultaneamente, me "obrigar" a estar informada para votar em consciência ditou a filiação e militância partidária. (para os mais desatentos isto pode parecer contraditório, mas a verdade é que a militância, principalmente na oposição de um concelho como o nosso, permite de facto muito trabalhinho e muito debate)
Desde então muita coisa mudou...já não sei se considero o voto um direito ou um dever, confesso... não compreendo como alguém (a maioria) consegue alhear-se da sua responsabilidade enquanto cidadão. Honestamente é algo que me faz muita confusão. A nossa democracia deixa muito a desejar sim... Os políticos estão desacreditados sim... e o povo?! não está também desacreditado?!? a começar pelos estudantes que aproveitam as greves para faltar às aulas....
Se queremos seriedade e rigor, temos de ser sérios e rigorosos!! Não tenho uma fórmula mágica ou tão pouco acredito em sistemas perfeitos mas a participação pelo exercício do voto é o mínimo...convenhamos minha gente, se não queremos ser tratados como carneirada, temos de dizer mais qualquer coisinha que méeeeeeee.....
Votem branco, verde, laranja, rosa (este se calhar não..ehehehe), azul, amarelo...votem o que quiserem e o que não quiserem...mas votem!!
enquanto as campanhas eleitorais forem feitas de oportunidades para se lavar a ropa suja, de criticas e insultos, de tudo o que é baixo nivel e nunca de politicas no sentido de informar as pessoas, de se discutir ideias, de se ver o que é bom e o que importa para o país e para os portugueses, enquanto for assim, eu não ponho lá os pés. é a minha posição de indiferença por uma classe que é tudo menos política! e isso podia mudar a começar pelas j's nomeadamente a JS e a JSD, mas parece o que os move é também o "bota-baixo" do partido contrário seja da direita ou da esquerda.
querem ver gente nas urnas?? em vez desses apelos sem sentido façam politica!
isto é também uma critica à comunicação social que não se bate pela discussão de politica.
tu pareces aquele gajo q tá sentado no café a ver futebol e a dizer mal dos jogadores, nenhum sabe jogar.... sabes o que costumo dizer: se és assim tão melhor q eles, pq é q os estás a ver pela televisão?!
continuo a dizer q há muita coisa a ser mudada sim; e há mto adereço onde deveria existir conteúdo... a JSD aqui em braga criou grupos de áreas temáticas e convidou pessoas de fora para contribuirem e reverem o programa eleitoral autárquico, por exemplo...
e continuo a dizer q ficar de fora a dizer mal não é solução...