ainda as novas oportunidades

Para quem acha que se anda a "dar" o 12ºano de escolaridade por "dá cá aquela palha", aconselho a consulta do referencial de RVCC de 12º ano, que poderão consultar nesta página.
Confesso que só a interpretação do referencial me apresenta sérias dificuldades! A sua operacionalização então...

2 Response to "ainda as novas oportunidades"

  1. Anónimo says:

    O problema é compreender o referencial porque neste país não interessa o que se escreve, desde que tal seja feito com uma complicação tal que ninguém compreenda. Assim, parece que é algo difícil de atingir mas, na prática, não o é! A juntar a isto temos o diferente "referencial" pelo qual se regem os CNO, pois cada um é rei na sua terra. Eu sei disso porque estou em tres CNO e cada um tem regras diferentes... É triste! Para quê pôr o meu filho a estudar se depois ela pode ir para um CNO e sai de lá com a mesma qualificação (se bem que menos competente)? Não vale a pena...

    "não interessa o que se escreve, desde que tal seja feito com uma complicação tal que ninguém compreenda." andou a ler os posts do dr. etc?! eh eh eh

    tanto quanto sei, o referencial é igual para tds, tendo cada CNO autonomia para definir os instrumentos a utilizar. uma prova de que a interpretação dos referenciais não é assim tão simples e linear é a que a rita referiu..cada CNO faz uma coisa absolutamente diferente do outro.

    Gostaria ainda de referir que a mesma qualificação não é nem deve ser sinónimo da aquisição das mesmas competências. Dentro do sistema de ensino regular também existem diferentes percursos, além de que um aluno que tenha média de 10, tem a mesma qualificação que um aluno que tenha média de 20. As competências adquiridas é que diferem e que devem constituir factor de vantagem adicional àquele que as desenvolveu mais.

    Um jovem que pretenda prosseguir estudos até ao nível superior é aconselhado, pelo menos por mim, a manter-se no sistema de ensino regular. Um jovem que se encontra em risco de abandonar a escola porque não se identifica com o plano curricular "estandardizado" é aconselhado a procurar uma alternativa de dupla certificação de forma a adquirir conhecimentos que lhe permitam ingressar no mercado de trabalho com mais segurança.

Powered by Blogger