Coisas Estranhas...

Tenho de confessar que gostei da forma como a situação do BES foi resolvida. Não por ser um brasileiro a ter os miolos espalhados pela parede mas sim porque ninguém pode simplesmente ameaçar outrem de morte, com arma encostada à cabeça, e não esperar uma forte reacção (apropriada ao grau de risco da situação) por parte das entidades policiais.
O "sniper" é o herói!!
Mas será que foi mesmo tudo feito como devia? A ordem de "eliminar a ameaça" era a única hipótese que restava? Talvez... Um inquérito interno, naturalmente sigiloso, penso que se impunha.
Já na questão de Évora parece que estamos noutro País.
Esclareço desde já que a situação não é igual. Mas tem pontos de comparação que são inegáveis.
Morreu uma criança de 13 anos. Ao que parece, foram apanhados 2 fulanos em flagrante a furtar material de construção de uma vacaria. Surpreendidos pela GNR, colocam-se em fuga, não respeitam a ordem de paragem e quase atropelam um agente. Perseguição a "alta velocidade" (temos de ter em conta que era uma Ford Transit). Todo este cenário me parece suficiente para a utilização de arma de fogo por parte dos agentes, primeiramente como aviso e, caso não surtisse efeito, depois para os pneus da viatura fugitiva. Os agentes dizem que foi isto que se passou. Tudo bem. Um inquérito interno apuraria a veracidade (ou não) dos factos.
Agora constituir arguido o agente que deu os tiros parece-me surreal!!!
Então os homens andam a dar o cabedal pela nossa segurança e ao primeiro indício de abuso de poder vão logo para os tribunais defender-se como um vulgar ladrão?? São agentes da autoridade e é dentro do Ministério da Administração Interna que tem de se averiguar primeiramente a atitude dos agentes.
Ser polícia não é ser dono do mundo, é ser guardião do cumprimento da Lei e ter o dever de zelar pela ordem pública. Mas deixem os homens ter alguma forma de fazer cumprir os seus deveres profissionais.
Daqui a nada vamos ver os policias a andarem desarmados para "não cairem em tentação"!!! Depois é que eu me vou rir!!!
É melhor irem todos para "snipers"...........

1 Response to "Coisas Estranhas..."

  1. PontoGi says:

    Bela observacao. No meio de tudo isso, nao se falou do porque da crianca estar no meio do golpe!
    o que interessa-como sempre- e arranjar um culpado. a corda nem sempre rebenta para o lado certo!
    bjs

Powered by Blogger