O país onde vivemos...


Malta, somos ou não somos bons?! Já não temos défice! O Ricardo não foi convocado! Não há tantos incêndios! Quem não tem orgulho em ser português?


Porque é que nem todos os atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos se superaram? Os que prestaram declarações antes de entrarem em acção afirmaram estar na melhor forma de sempre. Vejamos:


- Francis Obikwelu: "Não quero conquistar a medalha de prata, prata já tenho, o que quero é a medalha de Ouro"; "Nunca estive em tão grande forma na minha vida”; "Estou a treinar muito bem. Estou mais forte que há muitos anos e não tenho medo nenhum do tempo que os adversários estão a fazer”


- Naide Gomes: “ Não previno o futuro, sei que trabalhei, tenho a consciência limpa de que fiz tudo para chegar aos Jogos e em grande forma”


Obikwelu nem à final chegou. Diga-se em abono da verdade que a série onde correu era a mais difícil. Naide Gomes conseguiu dois saltos nulos e uma marca desoladora de 6,42m.


Para além dos “famosos”, outros deveriam ser proibidos pelo Comité Olímpico Português de prestar declarações como é o caso de Vânia Silva (lançadora do martelo), que foi apenas 46ª classificada e ficou desolada com a “marca muito baixa” de 59,42 metros e admitiu que não é “muito dada a este tipo de competições”. De seguida afirma: “Não consigo é lidar muito bem com o facto de nestas provas fazermos só três lançamentos. Em Portugal normalmente há sempre seis. Tecnicamente acho que lanço bem, vejo as imagens e não encontro erros. Parece que sai bem, mas no final... o que faço é contrair e o martelo não vai longe”.


Perante estas declarações questiono-me: Será que a rapariga foi fazer turismo? Será que não lhe explicaram como funcionava a prova nos jogos olímpicos?


Gustavo Lima teve um brilhante desempenho, só que teve mau perder. Lutou até ao fim pelas medalhas e só no fim se lembrou de dar a desculpa de não ter apoios em Portugal para a prática da vela. É no meio das adversidades que nos tornamos grandes.


Todos os atletas nacionais e todos nós temos de olhar para o exemplo de Vanessa Fernandes. Ela começou do nada. O triatlo não tem qualquer tradição entre nós. Os apoios eram praticamente inexistentes e ela conseguiu singrar sozinha à custa da sua força de vontade.


A Vanessa Fernandes tem razão quando critica a falta de ambição dos atletas portugueses. “A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais (…) Nunca na vida vinha para aqui para viajar e ver os Jogos. Para isso não vinha. Há pessoas a quem lhes é igual ficar em 50º ou 20º ou o que quer que seja. Nunca pensaria assim. Até ficava desiludida se pensasse dessa maneira. Os resultados é que me dão ambição para fazer melhor para a próxima. E nunca estou satisfeita”, defendeu Vanessa Fernandes.


Todos nós apoiamos Portugal. Basta ver os pavilhões e estádios repletos de portugueses com cachecóis e bandeiras para apoiar os nossos atletas. São os casos do andebol, voleibol, rugby, hóquei em patins… para não falar no “desporto rei”.


Eu teria orgulho por envergar a camisola de Portugal e lutaria por chegar ao topo tanto por razões pessoais como colectivas. Mas isso sou eu que falo de fora e não tenho jeito para o desporto.


O que me chateia é que a maneira de estar da maioria dos atletas presentes em Pequim, é a mesma de grande parte dos portugueses. Vivem sem objectivos e acomodados.

3 Response to "O país onde vivemos..."

  1. Caro César,

    Espero que tenha ouvido as declarações de Gustavo Lima a propósito de Vanessa Fernandes. A medalha da atleta portuguesa não desculpa a impressionante falta de humildade das suas declarações.

    Não entendi. Quem disse o quê?

    Unknown says:

    Anda tudo louco, é o que é! Quer dizer, a Vanessa ganha a única medalha para Portugal naquela que é, muito provavelmente, uma das mais difíceis provas dos J.O. e tem falta de humildade? Foda-se, ide gozar com o caralho! Perante a mediocridade dos restantes prestações, decide (com toda a autoridade, diga-se) criticar a apatia, falta de motivação (!) e de respeito que a grande maioria dos outros atletas demonstra. O Gustavo Lima, atleta que certamente não estava no rol identificado pela Vanessa, resolve (bem à tuga) armar-se em Virgem ofendida e ataca de um modo suez a Vanessa, dizendo (entre dentes, como bom cagão que é) que a Vanessa tem mais apoios e que tem condições diferentes de todos os outros e que é por isso que ganha do modo que ganha!!! Que merda é esta? Por último, aos cordeirinhos deixo também o seguinte lembrete: antes de falarem, seria interessante ouvir o que disse a Vanessa sobre a derrota da Naíde...

Powered by Blogger