Minha interpretação de Cover

Cover (ing.) = Versão (port.)

Versão = acto ou efeito de verter; volta; contorção; tradução literal de uma língua para outra; tradução; modo de contar alguma coisa; variante; interpretação; boato.

Deste modo e em termos musicais, uma cover não é mais do que uma interpretação que alguém faz de uma música já editada por outrem.

Porque é que faço esta chamada de atenção? Simplesmente porque DETESTO aqueles que utilizam as músicas de outros cantores ou bandas para “encher chouriços”, já que não têm reportório qualitativa e quantitativamente suficiente.

Ainda este fim-de-semana, estava eu a ouvira a Antena 3, quando me apercebo que uma banda, que até respeito, os Vicious Five, tocaram You shoot me all night long, dos AC/DC, de uma forma muito semelhante à original. Eles apenas quiseram, de certo, entusiasmar a plateia com um clássico. Os Vicious Five não precisam disso, são uma boa banda e podiam ter aproveitado o palco do Sudoeste para mostrar o bom reportório que possuem.

Mais casos existem, basta fazer uma pesquisa na net e verão mais situações do género. Por exemplo, a música Creep dos Radiohead é um caso gritante de “copy paste”. Sou fã desta banda e reconheço que até é positivo ver tanta gente a tocar as suas músicas, já que demonstra notoriedade. Mas por favor, façam-no de uma forma original, inovem o que está feito.

Um cover é uma interpretação própria, uma coisa diferente, uma nova roupagem… mas não uma imitação tipo Chuva de Estrelas. É tudo menos uma cópia.

Bons covers existem, por exemplo, na banda sonora do filme “I am Sam”. Os Placebo têm alguns covers interessantes.

Foi apenas um desabafo.

3 Response to "Minha interpretação de Cover"

  1. No entanto, algumas bandas ficaram conhecidas por interpretarem um cover. Exemplo disso são os Silence 4.

    olha lá César, Se ficaste lixado por a Carlile ter tocado uma de Radiohead (claro que foi a Creep) deixa lá isso. Vira-te para os Chemical se queres originalidade...
    P.S. Os Vicius Five tavam com a mania que iam dar um concerto do caraças mas não aqueceram nem arrefeceram... Por isso desculpa os rapazitos...

    Pois mas os Silence 4 fizeram um verdadeiro cover, interpretaram de uma forma original a música dos Erasure.

Powered by Blogger