Os Domingueiros

Vou falar de um tipo de pessoas que todos nós conhecemos e que são um autêntico problema ao desenvolvimento social e económico do nosso país: os domingueiros. Que espécie é essa? De onde vêm?

Tive a sorte de conhecer diversas culturas, podendo, deste modo, conhecer alguns hábitos e costumes. Em Portugal temos uma particularidade, a existência dos domingueiros. São aquele tipo de pessoas que só tiram o carro da garagem ao domingo, andam na estrada a 20km/h e inundam os centros comerciais.

Por diversas vezes questionei-me se essas características são negativas para elas e para mim. A minha conclusão é óbvia: sim. As pessoas que só tiram o carro da garagem ao domingo não têm experiência suficiente para circular nas nossas estradas. Gostava de ver um estudo sobre a quantidade de acidentes à semana e aos fins-de-semana. Acredito que a quantidade é superior aos fins-de-semana. Os que andam a 20 chateiam-me, porque dificultam a fluidez da circulação rodoviária. Os “shopping lover’s” matam o pequeno comércio, mas, para além disso, são o espelho da fraca apetência dos domingueiros para as actividades ao ar livre, para as artes, para a família, para a bricolage… Durante a semana, só estamos em casa meia dúzia de horas e os domingueiros aproveitam o fim-de-semana para manter a média.

Quem me conhece saberá que esta minha angústia vem do facto de manter um part-time numa grande superfície comercial que abre ao domingo. Todavia, esta experiência faz aumentar a minha convicção. Ao domingo demoro muito mais tempo a chegar ao trabalho, os clientes que fazem compras ao sábado são muito mais simpáticos do que os domingueiros e não podemos dizer que estas pessoas fazem compras, já que limitam-se a passear pelos corredores e lojas dos centros comerciais.

Para combater a abstenção, proponho que os centros comercias fechem nos dias em que houver actos eleitorais. Acho justo…

Peço desculpa a qualquer pessoa que possa ficar ofendida com o meu texto, mas o seu conteúdo deverá estar relacionado como facto de hoje ser segunda-feira…

1 Response to "Os Domingueiros"

  1. tou ctg césar!!! morei durante mto tempo junto a uma grd (?) superfície comercial e era impossível mexer-me ao fds...

Powered by Blogger