Praceta do Fontanário

Para esta semana decidi dar continuidade ao tema da semana passada, a carta de Atenas.
O grupo CIAM (Cimeira Internacional de Arquitectos Modernos), responsável pela elaboração do documento em enunciação, foi composto por arquitectos de renome que estiveram ligados ao Movimento moderno.
Um dos seus principais idealizadores foi o franco-suíço Le Corbusier. Arquitecto célebre, responsável por grandes obras que marcaram a história da arquitectura até aos nossos dias, algumas das quais passo a mostrar aqui na “Praceta do Fontanário”.
Pessoalmente considero um dos melhores arquitectos da história da arquitectura e que mais contribuiu para o seu desenvolvimento. Como tal, gostaria de partilhar algumas das suas obras e ideias convosco. Espero cativar a vossa atenção e interesse, bem como o vosso espírito crítico.

Le Corbusier

Charles-Éduard Jeanneret, 1887-1966 (nome verdadeiro) nasceu na cidade suíça francófona de Chaux-de-Fonds.
Corbusier foi o arquitecto que maior influência exerceu no desenvolvimento da arquitectura Moderna. Tem uma vastíssima obra, tanto teórica como prática.
O percurso nem sempre é coerente e, por vezes, sofre diversas inflexões. Corbusier é um homem de síntese fortemente interessado na tecnologia, principalmente no betão armado e na estandardização.
Tem uma atitude mental dialéctica nos seus jogos de luz e sombra, sólido e vazio, sempre com grande desejo de conciliar a tradição arquitectónica clássica com a tecnologia moderna.
Aqui vai um exemplo das suas obras.


Villa Savoir 1929-31

3 Response to "Praceta do Fontanário"

  1. ME says:

    Apesar de ser sempre referido como um nome fundamental da arquitectura do sec.XX não tinha formação académica e aqruitectura
    mas sim em gravura e pintura pela Escola de Artes Aplicadas.
    Começou a sua carreira como engenheiro num atelier de arquitectura onde pode explorar as potencialidades do betão e daí para a frente ninguem mais o parou...mas não era arquitecto!!!

    Anónimo says:

    Para ser arquitecto não é necessário ter formação académica. Em muitos paises, por exemplo Suécia ou Estados Unidos da América, qualquer pessoa pode assinar projectos de arquitectura. Tal como Le Corbusier, outros grandes arquitectos nunca tiveram formação académica em arquitectura: Frank Lloyd Right, Mies Van der Rohe, Tadao Ando, etc.

    NVIL says:

    Bem, estou tramado! Acho k só vou mostrar arquitectura de "não" arquitectos... :)

Powered by Blogger