Braga – Centro Comercial a Céu Aberto - Parte I


Certamente já repararam numa placa à entrada de Braga fazendo publicidade a Braga – Centro Comercial a Céu Aberto. Estes centros comerciais a céu aberto têm por objectivo a modernização do pequeno comércio, para que este não seja absorvido pelas grandes superfícies emergentes, que no caso de Braga são inúmeras. Esta é uma forma de competir com as “grandes catedrais do consumo”, reforçando o espírito de cooperação entre o pequeno comércio, criação de zonas de lazer, reforçando a segurança e melhorar as condições de limpeza e higiene. Todas estas medidas têm como único escopo a recuperação da clientela e aumentar a zona de influência da zona de comércio tradicional. Numa altura em que, cada vez mais, o comércio tradicional perde capacidade competitiva e poder de atracção, o desenvolvimento este conceito pode potenciar um sem número de iniciativas capaz de trazer de novo os clientes ao centro histórico da cidade. Podem ainda criar-se sinergias ao nível cultural, juntando as ofertas comerciais aos locais históricos e de culto.
Posto isto, o que eu gostava de saber era se alguém já esteve no Centro Comercial a Céu Aberto de Braga?

4 Response to "Braga – Centro Comercial a Céu Aberto - Parte I"

  1. Anónimo says:

    todos os sabados de manha. passo mais tempo no centro que dentro dos outros.

    p.s. mas há alguma coisa que se faça em braga que nao se critique?

    Unknown says:

    Sim, anónimo, mas há algum Centro Comercial de "céu aberto" em Braga?

    Quanto às críticas, nós semos assim, como cóios ao nível das nossas opiniões.

    Anónimo says:

    Há, todas as lojas que existem por Braga, a Rua dos Chãos, a Avenida Central, a Rua do Souto, etc.
    A diferença é que o Dr. Etc quer ver aquilo com uma espécie de cobertura bonita com um estilo antigo e chamar-lhe um Centro Comercial ao jeito do que é feito lá fora, em vez de aproveitar aquilo que tem.
    Já diz o ditado, "O que não é nacional é bom.".
    Aliás se alguém estudar lá fora (p. ex. Cazaquistão) é sempre melhor profissional e domina mais a sua área de conhecimento profissional.
    É um daqueles preconceitos "tugas", que já enche. O "tuga" não quer construir nada, não quer desenvolver nada, e depois queixa-se que o que tem não serve, e que os outros deviam fazer melhor.
    Enfim ....

    Dava um tema interessante para um post seu.

    Cumprimentos

    Caro Anónimo

    Há muito a ser melhorado. A crítica que se vai fazendo por estas paragens serve apenas para evidenciar certos aspectos menos bons na cidade de Braga. Já aqui elogiei iniciativas promovidas pela autarquia.
    Quanto ao Centro Comercial a Céu Aberto, espere pelo próximo post que brevemente vou escrever sobre o tema, em que vou lançar um conjunto de sugestões que poderiam ser promovidas por aquele projecto.
    O que se pretende com os Centros Comerciais a Céu Aberto é que os comerciantes promovam iniciativas concertadas por forma a chamar as pessoas de volta ao comércio tradicional da cidade. Não tem a ver com um espaço físico, será sempre um centro comercial virtual.

Powered by Blogger