Dois anos, Onze Opiniões

Um pouco de história


Há precisamente dois anos, por volta das 22:00, estava eu a escrever o primeiro post do Fontes do Ídolo. Foi assim que nasceu este espaço de discussão, inicialmente com apenas três elementos.
No dia de hoje, decidi relatar-vos o nascimento e os primeiros passos do Fontes do Ídolo.
Antes de mais, será importante referir que naquela altura vivia-se um alvoroço em Braga por causa do blogue Braga Por Um Canudo. Mas vamos à história:
Trabalhava naquela altura com o Hugo Soares e diariamente íamos ver os dislates que eram publicados naquele espaço. Num desses dias, o Hugo desafia-me a criarmos um blogue. A ideia ficou e foi amadurecendo.
Num fim-de-semana a seguir, fui jantar com o Dr. Etcétera. Soube que gostava de escrever e andava por esses meandros. A pergunta naturalmente surgiu:
- Oh Tony! Se eu criasse um blogue, tu alinhavas?
O Tony respondeu:
- Claro. Alinho. Podes contar comigo. Que nome?
- Não sei. Algo ligado a Braga. Fonte do ídolo. Podia ser – disse eu.
Uns dias depois conto ao Hugo o sucedido. Ele sugeriu que em vez de Fonte do Ídolo se chamasse Fontes do Ídolo, uma vez que seria um blogue colectivo. Assim ficou – Fontes do Ídolo.
Foi então que dia 19 criei este fontanário que já brota há dois anos.
Tendo iniciado a sua actividade, sentimos a necessidade de fazer esta fonte esguichar cada vez mais. O João Marques, que é amigo do Hugo, já blogava com o seu Portas a Presidente. Foi o próximo a ser convidado, que prontamente assentiu.
Já conheço o Nuno há imensos anos (desde os 15 anos). Entramos juntos em vários projectos e sabia que escrevia bem. Naturalmente foi convidado a pertencer ao Fontes do Ídolo, curiosamente em frente ao Tribunal. Também concordou, tendo pouco tempo depois iniciado os seus escritos.
O César, amigo da Universidade, foi também convidado. Anui de imediato.
Será importante sublinhar que eu, o Nuno, o César e ainda um outro amigo tivemos um blogue embrionário que só emitiu durante pouco tempo: O Prazer de Não Estar Calado.
A Joana Fernandes e a Sandra Cerqueira foram “descobertas” pelo Etcétera: "Ó Bruno aquela Joana Fernandes do GeraçãoBraga 2009 escreve bem e tem imensa piada. Podíamos convidá-la para o blogue?"
E assim, a Joana nasce para este Fontanário.
A Sandra foi um pouco semelhante. De vez em quando, ia dando um ar da sua graça pelos comentários no Fontes. O Caça Talentos Etcétera sugeriu fazermos um convite à Sandra. Muito formal, enviei-lhe um mail, tendo esta acordado em participar.
As Fontes Convidadas ficam para uma próxima oportunidade
Desviei-me um pouco do desafio lançado pela Joana, mas penso que estas palavras dão para perceber o que significa para mim o Fontes do Ídolo.
Obrigado a todos!

3 Response to "Dois anos, Onze Opiniões"

  1. patrão, é toni com "i", não com "y"!!! :)

    "O Caça Talentos Etcétera sugeriu fazermos um convite à Sandra."

    Ai o gajo...

    Estava convicto que era Tony, como Tony Carreira e Tony Silva.

    Vou registar.

Powered by Blogger