Praceta do Fontanário

Hoje a minha escolha vai para um bom exemplo de arquitectura, aonde a “poética” melhor descreve este edifício.

Peter Zumthor




Peter Zumthor, nasce a 26 de Abril de 1943 e é um arquitecto Suíço. Considerado por muitos, um dos mais importantes arquitectos do mundo. Filho de um marceneiro, Zumthor aprendeu carpintaria desde muito cedo. Estudou em Nova Iorque na década de 1960. O arquitecto trabalhou em muitos projectos de restauração histórica, o que lhe deu uma maior compreensão sobre as qualidades e as diferenças dos materiais de construção rústica.
Com a prática desenvolvida, Zumthor foi capaz de incorporar nos seus projectos todo o conhecimento sobre os materiais. Os seus prédios exploram as qualidades, espaços e materiais.
Em 1998, Zumthor recebeu o Prémio de Arquitectura Carlsberg, leccionou no Instituto de Arquitectura no Sul da Califórnia em Los Angeles, na Universidade Técnica de Munique, entre outras. Zumthor acredita que a arquitectura deve ser vivida em primeira mão.
Zumthor gosta de jogar ténis, fumar bons charutos, margaritas e jazz.

Termas de Vals - Suíça




































Reconheço que nem sempre as fotos reflectem a intensidade de um projecto, como o som, a temperatura, a humidade, a luz, a textura… deixo aqui este vídeo para que melhor possam sentir e compreender a sua complexidade.

0 Response to "Praceta do Fontanário"

Powered by Blogger