Praceta do Fontanário

Antes de mais queria agradecer o convite que me foi feito pelo Bruno Machado para participar neste blogue. Esta nova “fonte” convidada, “Praceta do Fontanário” vai empenhar-se para que a Arte da Arquitectura seja aqui conhecida e discutida. Conto portanto, suscitar o interesse de todos com os temas abordados, fomentando a dupla vertente da informação e discussão.
É para mim um desafio arrojado e espero estar à altura de comandar esta nova expansão do blogue!
Como primeiro tema da “Praceta do Fontanário” e proclamando um dos objectivos do blogue, começo por expor a carta de Atenas abordada na minha apresentação feita pelo Bruno Machado.

CARTA DE ATENAS


A Carta de Atenas foi elaborada por um grupo internacional de arquitectos, depois de uma série de congressos nos quais se discutiu como o paradigma da arquitectura moderna poderia responder aos problemas causados pelo rápido crescimento das cidades, pela mecanização na produção e pelas mudanças nos meios de transporte.
No IV Congresso do CIAM (Cimeira Internacional de Arquitectos Modernos), este grupo de profissionais e visionários finalizou a Carta de Atenas, depois de ter analisado 33 cidades das mais diversas latitudes e climas no planeta.A cidade de Brasília, cujo plano piloto é da autoria do arquitecto e urbanista Lúcio Costa é considerada como a mais avançada experiência urbana no mundo que tenha aplicado integralmente todos os princípios da Carta de Atenas.

Quem não queria morar em Brasília…

5 Response to "Praceta do Fontanário"

  1. Unknown says:

    perguntem a quem mora em brasilia se gostam de morar lá... é uma cidade sem qualquer identidade social, feita à imagem do arquitecto.

    melhor exemplo, feito para as pessoas locais sabendo das suas necessidades: "chandigarh - India"

    melhor cidade para se viver no brasil do que brasilia segundo as medições de qualidade de vida: curitiba.
    isso sim, um exemplo para qualquer cidade que se diga desenvolvida. a sustentabilidade economica, ambiental e desenvolvimento social levado à pratica.

    muito nossos governantes deviam la dar um salto...

    Muito interessante.

    Bem-vindo!

    NVIL says:

    Sem duvida que a Carta de Atenas não veio resolver o mundo como se esperava. Mas foi uma rápida e boa resposta às necessidades da época.
    E como diz o ditado…não se pode agradar a Gregos e a Troianos.

    NVIL says:

    Obrigado Sandra. ;)

    Brasília, de Lúcio Costa e Niemeyer, 1960/70, conjuntamente com Chandigarh, de Le Corbusier e Pierre Jeanneret, 1950, foram consideradas as "Cidades Novas"
    Ambas, curiosamente, construídas fora da Europa, foram oportunidades raras de concretizar e testar princípios organizativos previstos no documento de Atenas.

Powered by Blogger