Praceta do Fontanário


Hoje e porque tenho andado a ler uns textos em espanhol veio-me á ideia um arquitecto que muitos já devem ter ouvido falar, principalmente desde a Expo 98 com a estação do Oriente. O arquitecto de que vos quero falar é Santiago Calatrava. É um arquitecto cujo trabalho se tem tornado bastante conhecido principalmente nestas ultimas décadas.
Santiago Pevsner Calatrava Vall nasceu em Valência “Espanha” a 28 de Julho de 1951. Calatrava licenciou-se em arquitectura em 1974 e mudou-se para Zurique para estudar engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981.
É difícil estabelecer um perfil da arquitectura de Calatrava devido à sua complexidade no projecto. Derivado ao seu conhecimento, combina de forma inteligente a área da arquitectura com a da engenharia civil.
Frequentemente inspirado por formas orgânicas como esqueletos, os seus trabalhos elevaram o desenho de certas obras de engenharia para novos patamares. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções. Introduz soluções móveis e configurações dinâmicas, frequentemente assimétricas. Talvez por isso seja classificado como um dos mais activos "estruturistas" contemporâneos.
Também gosta de dotar suas obras de conotações organicistas e surrealistas. Inspira-se primordialmente nos seres da natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações - rótulas, tendões - cabos) assumindo muitos riscos na busca de um estilo próprio que se baseia na natureza.
No seu curto trajectória, já tem obras suficientemente importantes para ser reconhecido mundialmente. Não podia começar a expor nenhuma obra sem começar pela estação do Oriente aqui no nosso pequeno Portugal.
Estação do Oriente, Lisboa 1998


0 Response to "Praceta do Fontanário"

Powered by Blogger