Sugestão Cultural

Foi há trinta e cinco anos atrás que, no dia de hoje, um levantamento militar contra a guerra colonial e contra a ditadura, estabeleceu um regime democrático em Portugal. É preciso relembrar que esta revolução foi feita por um conjunto de militares corajosos, com o apoio de alguns civis (poucos mesmos). Será importante sublinhar que poucos dias antes, no jogo Sporting - Benfica, Marcelo Caetano recebeu uma estrondosa ovação aquando da sua entrada no velho estádio José de Alvalade.
Assim, do dia para a noite, vivemos em Democracia. Mas é verdade que nem tudo é um mar de cravos. Uma verdadeira democracia não se faz nunca. Quando muito, vai-se fazendo....
Posto isto, vamos à nossa sugestão cultural?

Sábado, dia 25
Convém lembrar, que ainda está patente, no Museu da Imagem a Exposição de espaços de ensino de Braga, a partir do Arquivo Photographia Aliança, só até ao dia amanhã.
Este Sábado,pelas 22h00, a sueca Frida Hyvönen vai cantar e encantar o Theatro Circo com temas pop, "ora envolvidos num clima sombrio, ora nascidos de uma ingénua alegria infantil, a que empresta uma voz simultaneamente doce e ácida".
Ainda no dia de hoje, igualmente pelas 22h, a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão apresenta um concerto de música de Rão Kyao, numa homenagem a Zeca Afonso e à Revolução de Abril de 1974. O espectáculo, onde Rão Kyao se faz acompanhar de vários instrumentistas, passa pela música tradicional, com temas originais e incursões ocasionais do folclore, e composições de Rão Kyao e de Zeca Afonso.
Na Casa das Artes, mas desta feita em Arcos de Valdevez, pelas 23h59, temos música electrónica: "Performances de música electrónica, que traduzem as novas tendências de dança, apoiadas numa original vertente multimédia e cenográfica, contando com grupos e projectos atentos aos desafios e possibilidades desta vertente produtiva"

Domingo, dia 26
Para o dia de amanhã, porque não uma deslocação ao Mosteiro de Tibães? Este mosteiro engloba a Igreja de Tibães e o Cruzeiro de Tibães e situa-se em Mire de Tibães, no nosso concelho. Foi fundado no século XI, tendo a partir do século XII, sido ocupado pela congregação Beneditina. Os edifícios principais actualmente existentes foram construídos nos séculos XVII e XVIII. Um dos arquitectos que neles trabalhou foi André Soares.
Naquele espaço, está patente até ao dia de amanhã a exposição de fotografia "Lugares Ocultos" de César Figueiredo e Jorge Inácio. A mostra está patente até 26 de Abril.
Quem quiser acompanhar o que se vai passando naquele espaço, fica aqui o blog do Mosteiro de Tibães.

0 Response to "Sugestão Cultural"

Powered by Blogger