A propósito da Neve.

Vi neve pela primeira vez aos 13 anitos. O meu pai levou-me no teleférico a uma montanha qualquer lá na Suiça, onde aquela nunca derrete. Foi giro.
Na sexta vi nevar pela primeira vez em Braga (pelo menos com aquela intensidade). Não prejudicou a minha ida para o trabalho. Foi giro.
Por causa da neve, centenas de pessoas ficaram retidas, entre 2 e 9 horas (ou mais), dentro dos seus veiculos, em algumas estradas nacionais (leia-se estradas nacionais e auto-estradas). Não deve ter sido nada giro.
Digam o que disserem, houve aqui uma enorme falha, passivel de ser atribuida a diversas entidades, mas que se resume numa só: A Autoridade Nacional de Protecção Civil.
As falhas foram imensas, desde a falta gritante de meios, o desviar os automobilistas para vias alternativas que já se encontravam cortadas, o virar a cara às necessidades básicas (líquidos quentes ou/e água) dos "retidos" até ao baixar de braços e esperar que o Sol faça o seu costumeiro trabalho de derreter a neve e o gelo.
Já li alguém dizer que a culpa está na falta de cuidado dos portugueses. Não posso deixar de discordar. Numa sexta-feira não acredito em romarias para a neve mas sim em população a deslocar-se de e para o local de trabalho. Para mais, quantos portugueses terão correntes para os pneus? Eu até tenho ("herdei" do meu pai) mas longe de mim andar com aquele ferro na mala do meu carro, num País com o clima como o nosso.
Se estavamos em alerta laranja, isso teria de se reflectir numa preparação de meios para enfrentar o que viesse (mesmo que não viesse nada) e não no costumeiro "esperar para ver o que dá". Mas mesmo que tenham sido apanhados de surpresa na Sexta, como é que ainda hoje há estradas cortadas?
Talvez a Joana me chame de "nervosinho" mais uma vez mas isto são coisas que não podem acontecer. Retidos 1, 2 horas no máximo porque as autoridades foram apanhadas de surpresa, tudo bem. Passar um dia inteiro, noite incluida, dentro de um carro, sem ninguém parar para auxiliar, isso não!!
O PSD vai pedir a audição no parlamento do Presidente da ANPC. Mais do mesmo... Muita conversa, umas noticias no telejornal, uma declarações da oposição, um lavar de mãos do Governo e siga o comboio, em direcção aos incêndios de Verão que desta já nos safamos!!!

5 Response to "A propósito da Neve."

  1. Anónimo says:

    "(...) siga o comboio, em direcção aos incêndios de Verão que desta já nos safamos!!!" ahahahahahah

    oh, é um "nervosinho" com mta piada :p

    e concordo plenamente com o que dizes...

    Neva em Braga e arredores de 20 em 20 anos. É um fenómeno raríssimo, é normal que não tenhamos um país preparado para a neve...

    1. Obrigado Joana, mas não te perdoo teres-me induzido em erro quanto ao que tinhas de andar do teu trabalho para a Tasquinha, fazendo-me ter um acto que pensava altruísta quando na verdade estava ser levado de lorpa... :)

    2. Mestre, a questão não está primordialmente na neve, mas sim na constante falta de capacidade para dar resposta ao que quer que apareça, seja chuva, neve, inundações, desabamentos de prédios, incêndios urbanos ou florestais. Onde ficaram os militares? Nos quarteis?? No quentinho??

    olha q tu és impossível!!! :)

Powered by Blogger