onde há fumo há fogo?
By Joana Fernandes
on terça-feira, 10 de março de 2009
14:10
, in
serei eu que vivo num mundinho à parte...
,
0 Comments
Enquanto estudava costumava participar em projectos de voluntariado promovidos pelo IPJ no Verão. Um deles foi o Programa de Voluntariado para as Florestas em que faziamos vigilância em determinados locais para comunicar perigo de incêndio.
Ao vir agora para o emprego reparei que já se via a costumeira nuvem de fumo ao longe e lembrei-me de uma situação que tem tanto de caricata como de representativa de uma determinada realidade.
O posto do concelho onde eu estava a fazer a vigilância permitia ver o limite de mais 2 ou 3 concelhos. A determinada altura vemos fumo e comunicamos o mesmo aos Bombeiros, tal como estavamos instruídos para fazer. Perante as coordenadas dadas dizem-nos que é num concelho vizinho e que vão alertar a corporação local. Vimos o monte arder durante horas até que alguém fizesse alguma coisa no nosso campo visual. Ao fim de umas horas aparecem os Bombeiros a dizerem que iam começar a combater o incêndio e não sei que mais. Quando perguntei porque só vinham agora explicaram-me "como as coisas se passavam": os bombeiros do concelho vizinho apenas controlaram o incêndio de um lado e deixaram que ele alastrasse nos restantes. A partir do momento em que chega ao limite do seu concelho e passa para outro, a responsabilidade já não era deles.
O mais supreendente era ninguém parecer achar que se passava ali uma coisa surpreende...Aliás, ambas as corporações tinham enviado ajuda mutuamente!!
0 Response to "onde há fumo há fogo?"
Enviar um comentário