Praceta do Fontanário








Frank Lloyd Wright




Filho de uma professora e de um pai músico e pastor, começou a trabalhar para o reitor do departamento de Engenharia da Universidade de Winsconsin. Foi assistente de projectos do arquitecto Joseph Lyman Silsbee. Considerado um dos arquitectos mais importantes do século XX, Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitectura orgânica.
Frank Lloyd Wright foi uma personalidade que acompanhou todo o período de formação e desenvolvimento do movimento moderno, tendo desde o inicio a ambição de criar uma nova arquitectura, independente dos estilos tradicionais. Enfrentava qualquer tema, educando a sua capacidade de projectar e prever os efeitos espaciais das formas projectadas. Considerava que a arquitectura orgânica, não reconhecendo leis impostas pelo esteticismo ou pelo simples gosto, queria dizer sociedade orgânica, capaz de refutar as imposições externas à vida, contrastantes com a Natureza e com o carácter do Homem. Wright defendia que o projecto deve ser individual, de acordo com a sua localização e propósito. Dizia que "a forma e a função são uma só". Seus principais trabalhos foram a Casa da Cascata, considerada a residência moderna mais famosa do mundo e também fez a sede do Museu Guggenhein em Nova York.
Wright acreditava que a arquitectura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade.
Museu Guggenhein Nova York (1956 to 1959)











"A juventude é uma qualidade, e não uma questão de circunstância."

0 Response to "Praceta do Fontanário"

Powered by Blogger