Debate é na caixa de comentários daqui facha bor

6 Response to "Debate é na caixa de comentários daqui facha bor"

  1. Unknown says:

    e kê, tá td? era um bocado fodido se eu fizesse agora uma posta sobre o golaço do Liedson, não?

    bastante

    E entrares aqui no debate?

    Não obstante, o golaço do Liedson creio que o municipalismo, ou o reforço deste, não é o caminho para corrigir os erros do sistema actual. Ora, todos sabemos como o "municipalismo" actual se impõe.

    Tendo esta estrutura um reforço política-administrativa (com o consequente "envelope" financeiro), esta, tornar-se-ia num poder fragmentado e focalizado. Os municípios tenderiam a olhar para si mesmo, descurando outros que lhe sejam envolventes tão ou mais pertinentes para o seu desenvolvimento.

    Penso que precisamos de uma estrutura intermédia que administre e regule uma área comum (tanto cultural como geográfica) e sirva como representante na transmissão de desenvolvimento entre o nacional ( poder nacional) e o local (poder local). Uma região com competências garantidas e uma certa independência monetária face a entidade nacional, com uma assembleia regional (onde representasse proporcionalmente os municípios constituintes) que a regulasse era o ideal.

    Tem de existir uma efectiva transferência de competências para um novo nível intermédio. Lembro o que aconteceu com as GAM e Comurb. Estes entes administrativos possuíam várias atribuições, mas a lei determinou a contratualização com o Estado Central para a tranferência de competências. O que aconteceu: O Estado não contratualizou as competências.

    Same old shit, caro Bruno.

Powered by Blogger