Um post atrasado, mas o trabalho primeiro...




Morreu um dos rostos da Direita europeia.


Com Joerg Haider começamos a conhecer o ideal "democrático" da União Europeia, também visto recentemente nas reacções ao chumbo popular irlandês ao Tratado de Lisboa. Se estão como nós queremos tudo bem, se não estão, têm de mudar.


Quando Haider e o seu FPO receberam 25 % dos votos nas legislativas Austríacas de 2000 e chegaram, em coligação, ao poder na Áustria, os Senhores de Bruxelas imediatamente impuseram sanções ao país, enviando inclusive uma comitiva para averiguar da legalidade do governo austríaco. Tudo pela democracia, mas contra o voto popular. Qual dos valores o mais alto...


Felizmente, Bruxelas não chega tão longe e não conseguiram afectar o seu lugar de governador na Provincia da Caríntia, onde era apoiado por 45% da população.


Com o novo BZO, alcançou 11% dos votos, preparando-se para uma nova coligação para chegar ao governo da Áustria. Se o deixassem... A estrada não deixou...



Cá pelo Portugal, pelo correr das sondagens, não sei se não haverá uma eventual coligação socialista/"trotskista". Interrogo-me: haverá sanções para tal por parte da U.E.??



Por outro lado, há coisas que não entendo.





O Vereador dos Espaços Verdes da CML, Sá Fernandes, mandou retirar este cartaz por "incitamentos à violência e à xenofobia".
E a reportagem do assalto ao BES não terá sido mais xenófoba? E os contínuos estudos sobre a ligação entre criminalidade e imigração ilegal, que muitos afirmam não ser mera coincidência?
Neste País pode ou não pode falar-se?
O delito de opinião parece que é crime. E ter opinião? Também??
Vamos ter de voltar a sussurrar nas esquinas e a questionar o Estado nas sombras??

4 Response to "Um post atrasado, mas o trabalho primeiro..."

  1. o problema não é a liberdade de expressão ou não, o problema está na atitude de quem se expressa. apesar de rejeitar absolutamente a mensagem deste cartaz, achei piada, está bem elaborado. agora, gostaria de lembrar o que se passou há uns tempos atrás qdo os gato fedorento fizeram um cartaz de resposta a um destes srs e viram a sua integridade física ameaçada.

    julgo que é aí que está o cerne da questão. os gato fedorento não ameaçaram mas foram ameaçados. como diria o meu sábio pai: "se tinham razão, acabaram de a perder"...

    Quando escreve "trotskista" deve estar a referir-se ao BE.

    O caro Ramalho quer comparar o BE ao Haider

    Por favor não brinque com assuntos sérios.

    ps:Coitados dos 3 000 Açorianos "trotskistas" altamente perigosos racistas e xenófobos a pontapear ovelhas negras angolanas!

    Concordo com a parte em que questionas o conteúdo xenófobo das reportagens e das recentes ligações jornalísticas entre crime e imigração (raramente se refere a palavra ilegal).

    Quanto à liberdade de opinião, discordo. A liberdade de opinião deve existir, desde que essa opinião não vá contra os direitos fundamentais do ser humano, descritos na Carta Universal dos Direitos do Homem. E esse tipo de cartazes vai contra isso tudo... Liberdade sim, com respeito pelos direitos humanos.

    A questão central é saber até onde pode ir a liberdade de expressão. Há limites. Não se pode injuriar ninguém, por achar que tenho liberdade para o fazer. Concordo com o Moela, a manifestação de ideais de extrema direita viola princípios e direitos defendidos por todo o ocidente (quando digo ocidente quero dizer UE e EUA).

    Cumprimentos

Powered by Blogger