Economia/ AVEPARK/INSTITUTO DE NANOTECNOLOGIA

A Região do Minho, particularmente o Vale do Ave e o Vale do Cávado atravessam hoje grandes dificuldades, muito por culpa própria. O paradigma da política económica familiar, de garagem, assente na mão de obra pouco qualificada, barata e intensiva está ultrapassado e lançou no desemprego milhares de pessoas. Hoje é impossível competir com a China, com a India, com o Paquistão, economias galopantes cujo paradigma se esgotará com tripla rapidez. Mas já sabiamos que iria ser assim e a verdade é que sustentamos o dumping social até ao fim.
Os sinais da economia portuguesa, também ela mergulhada na crise mundial, mas ainda assim em crescimento positivo, que não se via desde 2001, dá sinais muito ténues. No entanto é no Minho que do ponto de vista da inversão do paradigma supra aludido que se aposta forte. Aliando bom desempenho da Universidade do Minho, surgem dois investimentos que para tal facto contribuem decisivamente: o Instituto de Nanotecnologia em Braga e o Parque de Ciência e Tecnologia, das Taipas, AVEPARK, em Guimarães.
Este último tenho a felicidade de acompanhar bem de perto, vê-se a dinâmica que lá se sente. É claro que não resolve a totalidade dos desmepregados de baixas qualificações, mas certamente é um tónico para os filhos destes que ultrapasando a escolaridade dos pais certamente estão preparados para a catapultação social que se pretende. Do ponto de vista da Economia a aposta no registo de patentes, de produtos com elevado valor acrescentado tem que ser encarado como o futuro e o objecto destes investimentos.

0 Response to "Economia/ AVEPARK/INSTITUTO DE NANOTECNOLOGIA"

Powered by Blogger