fontes de inspiração

as cidades e as terras

.
IV

.
a cidade dos sonhos
.
hoje vou escrever sobre uma terra que não conheço. nunca lá estive mas imaginei um dia ser diferente de todas.
.
não estou a enganar ninguém, ela está no mapa, a uma distância razoável de braga, mas como nunca lá estive apenas posso confiar no meu convicto sexto sentido. julgo poder um dia vir a ser a melhor cidade do mundo.
.
esta cidade é enorme em territórito, mas lá vive com pouca gente. vivem todos de bem com a vida. não falta nada a ninguém e o sistema é tão perfeito que não tem presidente de câmara ou junta. o padre faz corpo presente porque ninguém tem pecados, e mais parece o caseiro da igreja. nas ruas o trânsito é calmo, sereno, e mesmo assim ninguém se atrasa. o melhor mesmo é que ninguém morre nesta terra abençoada por um deus perfeito. nada vive sem a beleza da perfeição da sua obra.
.
o único cemitério que existe é no alto da colina, onde passa um riacho. as pessoas que aqui vivem, deixaram de acreditar em sonhos. assim, de cada vez que se vê alguém subir pelo caminho que vai desembocar na ponte sobre o ribeiro, sabe-se que será mais um sonho a ser sepultado.
.
o dia em que imaginei esta terra, sentei-me a pensar que seria a terra perfeita, e que onde não havia posto da gnr (sim, porque onde não há crime, não se necessita de agente da ordem), pensei que poderia viver em paz, sem o medo da morte. o preço é enterrar os sonhos. bem fundo.
.
segundo se consta muita gente abandonou a terra porque a alegria do risco, da aventura e das saudades do tempo em que o onírico fazia parte da vida deles, os levou a uma loucura saudável. por momentos acreditei ter encontrado a terra de deus, a terra dos sonhos.
.
esta manhã, depois de desfazer a barba, lembrei-me de voltar a procurar a terra no mapa. e lá continua. decido deixá-la descrita para que um dia saiba que desisti dela. para que não me chamem louco porque ela existe. e para o caso de haver alguém que queira vender os seus sonhos. eu já não a quero conhecer.
.
é que há sonhos que não merecem ser desenterrados.
.
.
releia ( I - II - III- IV)

5 Response to "fontes de inspiração"

  1. A Utopia de S.G. Ex-Fernando Pessoa.

    S. G. says:

    :) caríssimo, peço desculpa pelo atraso da crónica. foi culpa da máquina :)

    já lhe vou enviar a sugestão para o livro do mês.

    um abraço

    O Sábado é todo teu.
    A escolha deste mês já está no Layout.

    Teté says:

    E alguém vive bem depois de vender os seus sonhos?! É quase como vender a alma ao Diabo... (isto para quem acredita em alma e diabo, está claro, o que não é o caso!) ;)

    Jinhos!

    S. G. says:

    claro que existe. haverá inferno maior que não poder sonhar? :)

    beijinho

Powered by Blogger