As previsões do Banco de Portugal

As previsões do Banco de Portugal referidas na entrevista de segunda-feira foram publicadas anteontem. Segundo a previsão de Banco de Portugal, a economia portuguesa terá entrado em recessão técnica. As previsões apontam por agora para que o PIB português irá decrescer no ano corrente em 0,8% relativamente a 2008. Nada que não fosse expectável atendendo que não vivemos orgulhosamente sós. Recuando no tempo, constatamos que, em Portugal no ano de 1993, o PIB decresceu em 1,2% relativamente a 1992 e no ano de 2003, o PIB decresceu em 1,3% relativamente a 2002. Se a crise ficasse por aqui, não era nada de temer.
Sucede que desta vez, porém, as coisas serão muito mais sérias pelo facto da recessão de Portugal estar a ser contagiada pela profunda recessão global, em especial na União Europeia e nos Estados Unidos. Tambem nos apanha mais endividados do que naqueles passados anos, num contexto internacional de falta de confiança para nos emprestarem mais dinheiro.
Espero que o governo ponha rapidamente em prática as medidas que anunciou em Dezembro último, pois são importantes para estancar ou pelo menos atenuar o impacto no desemprego.

0 Response to "As previsões do Banco de Portugal"

Powered by Blogger