Sugestão Cultural

Ora atão comecemos esta agenda com uma sugestão pessoal: Fernando Tordo estará no Theatro Circo no Sábado à noite. Recomendo por duas razões: a mais óbvia, trata-se de um artista português de qualidade que merece ser acarinhado (e é benfiquista) e por desfilar naquele palco a história moderno-contemporânea de Portugal. Com Tordo e as suas canções, podemos sentir um pouco do passado mais recente da história portuguesa e, se a coisa correr bem, gastar 2 a 5 minutos (não mais para não cansar a mona, até porque os Morangos têm nova série) a pensar no porquê das letras e da música por ele interpretadas.

Interessante e ainda no Theatro Circo é a passagem do acordeonista João Frade (João Frade Trio), às 16:00 do dia 5. O acordeão é um instrumento nobre e complexo que merece os 5€ do espectáculo. Passem pela página oficial/oficiosa deste trio e tirem as vossas dúvidas. Lembrem-se que o Domingo também pode ser passado dentro de outros espaços que não os Shoppings.

Não poderia deixar passar os "Encontrões da Imagem" promovidos pelos "5 em Linha". Velha-a-Branca, Pedro Remy, Livraria Centésima Página e museu Nogueira da Silva juntam-se para, ao mesmo tempo, celebrar e protestar os "Encontros da Imagem", que este ano foram cancelados devido à falta de apoio do Governo. Passar por lá é não só um acto de (um bem-vindo) egoísmo cultural, mas também de solidariedade para com a organização dos "Encontros da Imagem".

Para quem não estiver para aí virado, os Clã, uma das melhores bandas pop portuguesas, apresentam o seu novo álbum "Cintura", na Casa das Artes em Famalicão, dia 4, às 21:30, precedidos pelos Lufa-Lufa.

Na Junta de freguesia de S.Vítor (que recentemente recebeu o prémio nacional de boas práticas na administração pública) decorrem exposições de pintura e arte sacra.

De destacar ainda as duas sessões da Velha-a-Branca, amanhã às 22h sobre o Estado Novo e as suas relações com o III Reich, decorrendo em simultâneo as sessões das Noites do Arco da Velha, música "chicabão" contra o cidadão-morcão.

Na Av. Central continuam a decorrer demonstrações de escultura "Arte na Cidade", promovidas pela DST (sim, a empresa de construção). Passem por lá que vale a pena.

Digna de nota é a iniciativa da Esc. Sec. Alberto Sampaio com o ciclo de cinema Woody Allen, amanhã, pelas 21:30, "O ABC do amor" inicia a mostra, que se repete semanalmente.

Fora do burgo, em Barcelos há fado no sábado, com entrada livre, a partir das 22h no auditório da Biblioteca Municipal, com o Grupo de Guitarras de Espinho.

Em Guimarães, dia 3 teremos, no CCVF, uma eliminatória do Festival Termómetro 2008 e no dia 4 os bracarenses Peixe:Avião (uma das mais recentes coqueluches da música nacional).

Nos Arcos de Valdevez estará a escocesa Phamie Gow, reconhecida harpista, mas multifacetada dado o seu profícuo talento artístico.

No teatro temos, até dia 4 (Sábado) o Festival Internacional de Teatro na Póvoa de Varzim, com agenda preenchida e propostas para todos os gostos.

Ah e visitem os nossos museus, porque não passar pelo "Museu dos Cordofones Domingos Machado" e descobrir histórias inacreditáveis sobre os Beatles e outros que tais.

0 Response to "Sugestão Cultural"

Powered by Blogger